A IMPORTÂNCIA DO REFORÇO NO ÂMBITO COMPORTAMENTAL: A AÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Artigo: A IMPORTÂNCIA DO REFORÇO NO ÂMBITO COMPORTAMENTAL: A AÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Arthurxrz • 7/9/2014 • 883 Palavras (4 Páginas) • 358 Visualizações
1 TEMA: A IMPORTÂNCIA DO REFORÇO NO ÂMBITO COMPORTAMENTAL
2 PROBLEMÁTICA
Qual a diferença entre reforço positivo, reforço negativo e punição, dentro do comportamento no Behaviorismo?
3 HIPÓTESE
É fundamental sabermos quais as diferenças de reforçamento diante da teoria do behaviorismo, por mais simples que possam aparecer, precisam ser estudadas, analisadas e discutidas, pois, essa parte do comportamento define como nossas ações terão significação em nossas conseqüências.
4 OBJETIVOS
4.1 GERAL:
Deve-se saber como compreender e definir a importância de um reforçamento para que seja possivel usá-las diante de quaisquer circunstancias de comportamento em nossas ações.
4.2 ESPECIFICOS:
• Compreender e verificar de que forma os docentes poderiam ministrar suas aulas, utilizando exemplos claros em suas analises sobre a questão de como o comportamento pode ter conseqüências.
• Analisar as expectativas que estes docentes têm diante do conteúdo dentro do comportamento do behaviorismo.
5 JUSTIFICATIVA
Cabe-se ressaltar a importância do reforço no aprendizado de acordo com a psicologia da educação, que é de grande importância devido esta relacionado com o comportamento dentro da teoria do Behaviorismo. Diante dessa temática observamos que esta proporciona um embate ao que diz respeito ao reforço positivo, reforço negativo e a punição. Para isso procure-se distinguir as diferenças e ações que elas fornecem.
Pode-se analisar que o reforço positivo é aquele que serve para fortalecer o comportamento que o precede de uma recompensa um exemplo claro é aquele onde um aluno por sua vez recebe um puxão de orelha, ou seja, um contato físico, já o reforço negativo é a retirada de um estimulo que causa desprazer, neste o organismo apresenta o comportamento pretendido, um exemplo, é quando um pai desliga a TV interrompendo a programação que seu filho assistia. Então o que difere o reforço positivo de um reforço negativo é que o primeiro consiste em inserir um estimulo reforçador no ambiente, e o segundo consiste na retirada desse estimulo aversivo.
Ademais cabe frisar de que é comum haver confusão entre reforço negativo e punição. Enfatizando que este reforço negativo ao contrario do que o nome pode sugerir, não é um estimulo que reduza a freqüência do comportamento, e sim o que aumenta a freqüência do comportamento, que seria a retirada de um estimulo aversivo do ambiente, sem esquecer que o reforço não é recompensa. Tratando-se de punição, esta por sua vez é um estimulo aversivo que reduz a probabilidade de comportamento. Porem, também pode ser positiva quando se trata em inserir-se no ambiente aversivo, em caso de negativa seria a retirada de um estimulo reforçador no ambiente.
Portanto, os termos positivo e negativo, não indicam que o reforçamento ou punição seria boa ou ruim, referem-se simplesmente pela retirada ou introdução de estímulos que podem aumentar ou diminuir a freqüência de um dado comportamento.
6 REFERENCIAL TEÓRICO
(Aqui destaca-se idéias, pensamentos de autores que dêem suporte ao que vem ser proposto)
...