A INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA ATRAVÉS DA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Por: Marcisan • 3/8/2017 • Projeto de pesquisa • 2.285 Palavras (10 Páginas) • 784 Visualizações
ISES – INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
ARGENIS FERMIN SALAS - RA: 1613191
EDISLEIA SILVA FEITOSA - RA: 1511260
MARCIA SANCHES VENTURI – RA: 1518150
A INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA ATRAVÉS DA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
São Paulo
2017
ARGENIS FERMIN SALAS - RA 1613191
EDISLEIA SILVA FEITOSA - RA 1511260
MÁRCIA SANCHES VENTURI - RA 1518150
A INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA ATRAVÉS DA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA EXTRANGEIRA
Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto Sumaré de Educação Superior – Faculdade Sumaré de São Paulo como requisito para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão I do Curso de Licenciatura em Letras, Habilitação - Espanhol
Orientador: Prof. Me Marcio Aparecido da Silva de Deus.
São Paulo
2017
SUMÁRIO
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 4
2 TEMA 4
3 DELIMITAÇÃO DO TEMA 4
4 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 4
5 JUSTIFICATIVA 5
6 OBJETIVOS 5
6.1 OBJETIVO GERAL 5
6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
7 EMBASAMENTO TEÓRICO 6
8 METODOLOGIA 7
8.1 MÉTODO DE ABORDAGEM 7
8.2 TÉCNICAS DE PESQUISA 9
9 CRONOGRAMA 9
10 PROPOSTA DE SUMÁRIO PARA O TCC II 10
11 REFERÊNCIAS 11
12 ANEXOS 13
- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Autores: Argenis Fermín Salas, Edisléia Silva Feitosa e Márcia Sanches Venturi
Orientador: Marcio Aparecido da Silva de Deus
Área temática: Psicologia da Educação
- TEMA
O tema abordado no presente projeto parte de análises da teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, mais especificamente da Inteligência Linguística.
- DELIMITAÇÃO DO TEMA
Este projeto tem como foco aplicar teste de múltipla escolha para analisar e entender o desenvolvimento da Inteligência Linguística no currículo escolar para verificar a aprendizagem de Espanhol – Língua Estrangeira (ELE) em alunos adolescentes, do nono ano do Ensino Fundamental II, especificamente por meio de atividade de interpretação de texto.
- FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Segundo Gardner (2001, p.279) a Inteligência Linguística está relacionada com o uso da linguagem, tendo como seus elementos centrais a sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. O estudo propõe que estudantes com este tipo de inteligência manifestam gosto pela leitura, pela escrita e são capazes de transmitir a ligação de ideias utilizando palavras, o que facilita o aprendizado de línguas estrangeiras. Sendo assim a pergunta que norteia este projeto é:
Como se pode avaliar a Inteligência Linguística, através da leitura e interpretação de texto, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental II, para auxiliar no ensino-aprendizagem da segunda língua (L2), mais especificamente no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE)?
- JUSTIFICATIVA
Na preocupação em incentivar os alunos no aprendizado de outros idiomas e com base em pesquisas sobre as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, especificamente a Inteligência Linguística, este projeto procura apresentar, analisar e entender como a Inteligência Linguística pode ser aplicada em sala de aula, particularmente no Ensino Fundamental II, por meio da interpretação de texto, em disciplina de Língua Espanhola. Espera-se compreender como esse trabalho pode ser verificado no desenvolvimento, ou não, desses alunos do nono ano no ensino-aprendizagem de ELE. Pretende-se mais tarde, em nível de pós-graduação fazer o desdobramento desse estudo.
- OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
Verificar a viabilidade de avaliação do desenvolvimento da Inteligência Linguística em alunos adolescentes que não desenvolveram este tipo de Inteligência com pungência natural em sua personalidade.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conceituar a teoria de Howard Gardner em relação às Inteligências Múltiplas;
- Pesquisar a relevância do desenvolvimento da Inteligência Linguística em alunos adolescentes no ensino de ELE;
- Verificar a aplicação de atividades estimulantes no desenvolvimento da Inteligência Linguística no aprendizado de ELE.
- EMBASAMENTO TEÓRICO
7.1 DEFINIÇÃO DE TERMOS:
Palavras chave: Inteligências Múltiplas; Inteligência Linguística; Ensino Espanhol; Língua Estrangeira.
7.2 TEORIA DE BASE:
Na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994, p. 5), são apresentados oito tipos de inteligências, com características diferentes: inteligência linguística, inteligência lógico-matemática, inteligência visual-espacial, inteligência corporal, inteligência musical, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal e a inteligência naturalista. Essa teoria considera que todos os seres humanos possuem todas as inteligências, em menor ou maior grau, mas observa que não existem inteligências puras Gardner (2001, p.8, 12). Gardner (2001, p. 260, 265, ...) afirma também que a formação escolar deveria permitir orientar os estudos dos alunos em função de sua capacidade e tipo de inteligência, para aproveitar seus pontos fortes, formando jovens para enfrentar um mundo cada vez mais competitivo. Howard Gardner (2001, p.61) considera a inteligência como uma potencialidade combinada que pode desenvolver e crescer ou diminuir ao longo da vida do indivíduo. O autor a define como “a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que sejam valiosos em uma ou mais culturas”.
...