A Importância da Motivação
Por: crzaniboni • 16/9/2016 • Trabalho acadêmico • 3.316 Palavras (14 Páginas) • 396 Visualizações
Indice
Introdução pag 03
Motivação pag 04
Motivação Intrínseca e Extrínseca pag 05
Hierarquia das Necessidades de Abraham Maslow pag 6 e 7
A Teoria de X e Y por MC GREGOR pag 08
Teoria dos dois fatores de HERZBERG pag 09
Funções do Cérebro pag 10
Sistema Límbico pag 11
Indicação e Resenha do Livro pag 12
Conclusão pag 13
Referências pag 14
Introdução
Pretendemos demonstrar com este trabalho a importância da motivação. Veremos ainda o que é a motivação, por que devemos ser motivados e em que.
Estaremos expondo ainda motivação extrínseca – que vem de fatores externos e intrínseca – que vem de fatores internos, e as duas trabalham em conjunto. Falaremos de algumas teorias famosas como de Abraham Maslow, MC Gregor e F. Hezberg.
Vamos no decorrer do trabalho tentar expor um pouco do que é preciso fazer para ser alguém motivado, e como podemos aplicar tais técnicas em nosso cotidiano seja no trabalho, na escola ou em nosso lar.
Motivação
A motivação é, de longa data, uma variável reconhecida como de suma importância no estudo do comportamento humano.Chegou a afirmar que ela seria uma força interna que emergiria, regularia e sustentaria todas as nossas ações.
O estudo desta variável tem apontado para o fato de que não seria possível falar de uma motivação geral que funcione para todas as situações, mas que se deveria levar em conta o contexto a ser analisado.
Nesse sentido, poder-se-ia falar em motivação para a educação, motivação atlética, política, entre outras.
Assim, a motivação para a realização acadêmica seria um componente de um constructo mais geral de motivação para a realização, que, por sua vez, estaria contido em um constructo mais amplo de motivação.
[pic 1]
Motivação Intrínseca e Extrínseca
As abordagens sócio-cognitivistas têm defendido a existência de duas orientações motivacionais, a intrínseca e a extrínseca, sendo essas tratadas não como aditivas, mas interativas. Dessa forma, a motivação intrínseca refere-se à execução de atividades no qual o prazer é inerente à mesma.
O indivíduo busca, naturalmente, novidades e desafios, não sendo necessárias pressões externas ou prêmios pelo cumprimento da tarefa, uma vez que a participação nessa é a recompensa principal.Essa orientação motivacional é a base para o crescimento, integridade psicológica e coesão social, representando assim o potencial positivo da natureza humana.
Por outro lado, a motivação extrínseca apresenta-se como a motivação para trabalhar em resposta a algo externo à tarefa ou atividade, como para a obtenção de recompensas materiais ou sociais, de reconhecimento, objetivando atender aos comandos ou pressões de outras pessoas ou para demonstrar competências e habilidades. O aluno extrínsecamente motivado busca uma tarefa escolar para melhorar suas notas ou receber recompensas e elogios e/ou evitar punições.
Hierarquia das Necessidades de Abraham Maslow
Abraham Maslow (1908-1970), um psicólogo e consultor americano, apresentou uma teoria de motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão às necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto-realização).
Quais são os fatores psicológicos que determinam o comportamento humano, impulsionam e motivam o indivíduo a agir? O que dá energia, direção e sustentação às ações do ser humano? Como a teoria de Maslow ajuda a entender o comportamento das pessoas no mundo profissional? As motivações que levam os indivíduos a abandonarem carreiras promissoras e bem remuneradas? Ou serem felizes ganhando menos?
[pic 2][pic 3]
(fig. 1)
1.Necessidades Fisiologias: constituem o mais baixo de todas as necessidades humanas, mas de vital importância. Neste nível estão as necessidades de alimentação (fome e sede), de sono e repouso (cansaço) de abrigo (frio e calor), o desejo sexual etc. As necessidades fisiológicas estão relacionadas com a sobrevivência do indivíduo e com a preservação da espécie, quando alguma dessas necessidades não está satisfeita, ela domina a direção do comportamento. O homem com o estômago vazio não tem outra preocupação maior do que se alimentar. Porém, quando come regularmente e de maneira adequada, a fome deixa de ser uma motivação importante.
...