TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da atividade grupal sob o referencial de Piaget

Por:   •  3/11/2017  •  Seminário  •  2.632 Palavras (11 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Ciências Humanas

Curso de Psicologia

PROCESSOS GRUPAIS - APS

A importância da atividade grupal sob o referencial de Piaget

AUTORES

Orientadora

Maio / 2017

Universidade Paulista - Unip

Processos Grupais - APS

A importância da atividade grupal sob o referencial de Piaget

     Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Processos Grupais

  como parte da avaliação da APS do curso de Psicologia.

Maio / 2017

Sumário

Introdução ---------------------------------------------------------------------------

Método

Fundamentação Teórica --------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------

Conclusão ----------------------------------------------------------------------------

Referências Bibliográficas -------------------------------------------------------- 1

Introdução

O contexto pedagógico vem passando por grandes transformações e uma delas se refere à dinâmica de grupos que está se tornando cada vez mais um fator motivacional para o aprendizado dos indivíduos, uma mudança de paradigma. Tal conceito possibilita observar que o aprendizado não se dê apenas pela memorização como na metodologia clássica, onde o professor é o detentor do saber. Neste contexto, a interação social é um fator importante para a construção cognitiva, englobando aspectos sociais, afetivos em uma interação solidária e interligada. Surgem assim, possibilidades de comunicação e troca de conhecimento.

O indivíduo é levado a pensar, refletir e a construir conceitos e princípios de maneira ativa, adquirindo emancipação e autoconfiança, deixando de ser um receptor passivo e tornando-se um receptor ativo do conhecimento. Por estar livre para expressar suas ideias, o aluno consegue melhorar seu desenvolvimento e também seus comportamentos já que existe uma maior possibilidade de comunicação e interação entre o sujeito e o meio.

O desenvolvimento está diretamente ligado à descentralização do aluno e do professor, permitindo ao indivíduo ajustar seus pensamentos e/ou ações em pensamentos e ações dos outros, elaborando novos conhecimentos e estabelecendo novas percepções através da interação. Para isso é fundamental a livre expressão de ideias e opiniões.

Os conflitos cognitivos e sociais fazem parte do crescimento e são gerados por meio das relações que possibilitam diferentes percepções do real. Tal interação social requer do indivíduo coordenação de suas próprias ações ou confrontação de seus pontos de vista que podem desencadear modificações na estrutura cognitiva deste sujeito.

Os artigos abordam perspectivas teóricas da atividade grupal sobre conceitos de Piaget e Vygotsky que contribuem para o entendimento da importância de tal dinâmica para o desenvolvimento humano. Através de tais conceitos, podemos refletir sobre a importância da reciprocidade que o ser encontra com a ajuda de outros indivíduos e que fornece uma forma de raciocinar com mais lógica quando discutem temas como estes, assim, não possuindo ideias tão contraditórias, mas complementares.

Além disso, também encontramos no contexto sócio histórico, um importante apoio para o desenvolvimento mental destes sujeitos através da linguagem e a aprendizagem que se desenvolve ao longo da vida a partir da sua cultura.

Frente a todas essas colocações, vimos que o sujeito possui uma interação com o objeto de conhecimento e com outros indivíduos no qual pode se comunicar, se expressar e opinar. Temos então um ser que possui uma função importante durante a atividade grupal e quando ele se sente integrante e parte deste grupo ele se sente valorizado e capaz mentalmente de fazer produções o que contribui para o seu desenvolvimento psíquico no processo de aprendizagem.  

Método

Análise dos artigos 1 e 2 sob o referencial de Piaget.

  1. Atividade grupal à luz de Piaget e Vygotsky: contribuições para uma ação didática voltada a cursos de formação superior; e
  2. O jogo de regras Rummikub e as possibilidades de negociação interpares 

Síntese Artigo 1

        O presente artigo relata a importância da atividade grupal para um melhor aproveitamento acadêmico. As perspectivas teóricas usadas no artigo foram sob o referencial de Piaget e Vygotsky e as contribuições que as atividades em grupo exercem nos cursos de formação superior.

        De acordo com o que foi mencionado no artigo, o uso de instrumentos, além da informação teórica, contribui muito mais para uma melhor aprendizagem, pois a tarefa fica mais prazerosa e assim há um melhor aproveitamento.

        Como considerações finais o artigo traz a importância da atividade grupal, pois essa interação é essencial para o desenvolvimento do ser humano, sendo assim indispensável à prática pedagógica.

Síntese Artigo 2

        Este artigo traz a análise do jogo Rummikub para verificar a negociação sob a perspectiva de um mecanismo que vai do egocentrismo à reciprocidade. O aporte teórico também é Piaget. O jogo para a análise aconteceu em uma escola de Londrina – PR e participaram 8 alunos. Foram 10 sessões de jogo (4 de aprendizagem e 6 avaliativas). O resultado foi que ações egocêntricas, como trapacear, não aderir às regras, estão relacionadas a dificuldades de autocontrole, ausência de autonomia na aprendizagem e dificuldades de antecipação. Já as ações mais recíprocas relacionam-se a autonomia, planejamento de ação e enfrentamento de desafio.

        Concluiu-se que deve ser otimizadas e estimuladas situações de negociações sob a perspectiva da aprendizagem, onde outros aspectos também são importantes, como social, afetivo e cognitivo para uma aprendizagem que favorece a descentração.

Discussão

  • Contribuições de Vygotsky em relação a aspectos da psicologia de grupos  

De acordo com Amélia Alvarez e Pablo Del Rio, 1996, para Vygotsky, a aprendizagem se dá através da cultura (construída historicamente dentro das relações sociais) e de instrumentos de mediação. Em sua teoria, nossa evolução se deu pelo fato de conseguirmos simbolizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (184.9 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com