A Lista De Schindler
Casos: A Lista De Schindler. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ligialsgjdfkd • 18/9/2014 • 360 Palavras (2 Páginas) • 396 Visualizações
Sempre me atraiu livros que retratam ou tem como plano de fundo a segunda grande guerra eu nunca tinha lido uma história tão real da época. Thomas Keneally conseguiu escrever uma história de modo delicado e sendo extremamente cuidadoso para que nenhum fato irreal fosse narrado.
Por páginas e mais páginas acompanhamos Oskar Schindler, um homem de negócios que aproveitou a guerra para fazer dinheiro. Mantendo bons contatos a base de muitos presentes caros e luxuosos embora ele não se encaixar em nenhum grupo. Não é nazista declarado e nem um militante pró judeus. Ele assiste com dúvida e sentimentos otimistas essa caça aos judeus. Em 1940 Oskar Schindler achava que era só eles se manterem fortes, saudáveis e longe de encrencas para sobreviver, mas os anos foram passando e do mesmo lugar de expectador ver-se horrorizado as constantes aktions no gueto de judeus de Varsóvia.
Quando a fábrica começa a perder funcionários constantemente os nazistas surgem com a solução final Schindler com ajuda (muito bem paga) de Amom Goethe faz um feito inacreditável. Ele consegue resgatar 300 mulheres de Auschwitz! Comovente a história de Schindler. Os planos de mudar a rota dos comboios de judeus que iam de Varsóvia para Auschwitz eram audaciosos. Com muita coragem, contatos decisivos e a certeza de que aquilo era o correto Oskar salvou mais de mil judeus da morte certa. Com cabanas no fundo de sua fábrica ele abrigou e com a ajuda da esposa cuidou e alimentou dos judeus antes de eles irem em segurança para outros países.
A narrativa do livro é bem diferente o autor parece estar sentado na nossa frente contando aquela história. A princípio achei meio cansativa, mas ao passar das páginas a história vai ficando tão interessante que você nem percebe a forma narrativa. As descrições tão nítidas dos absurdos da SS são fortes e muito benfeitas. Acredito que parte disso se deve aos depoimentos que o autor coletou dos sobreviventes. Quem sobrevive a aquilo tudo com certeza não esquece.
“A lista de Schindler” sem duvida um livro fantástico que procura resumir o que foi o Holocausto visto por dentro dele. Thomas Keneally se mostrou um autor extraordinário.
...