A Moral e Ética no Mundo Contemporâneo
Por: MonSil71 • 28/7/2022 • Abstract • 901 Palavras (4 Páginas) • 111 Visualizações
[pic 1]
Disciplina: Psicologia Fenomenológica Existencial
Prof.º: Ana Paula Noriko Cimino
Aluno (a): Monica Maria Soares e Silva
Curso: Psicologia - Turma: 7º Período - Manhã
SPANOUDIS, Solon. A todos que procuram o próprio caminho. (pp. 09-22) HEIDEGGER, M. Todos nós... ninguém - um enfoque fenomenológico do social., Editora Moraes.
NORIKO CIMINO, A. P. O contemporâneo para além da técnica: a ética do cuidado de si como cuidado político do outro.(pp.43-76) Cuidado e Técnica Moderna: indicadores para discussão da violência à luz das críticas empreendidas à supremacia da razão instrumental no pensamento contemporâneo. Dissertação de Mestrado. Orient. Profª Drª Carmem Lúcia Brito Tavares Barreto. Universidade Católica de Pernambuco - Recife/PE, 2013
Atividade: com base nos textos acima, apresentar as definições das palavra abaixo, de acordo com o seu entendimento.
01 - SER
O indivíduo (homem) em suas diversas possibilidade de existir; o próprio existir.
02 - ENTE
A presença real do indivíduo como objeto concreto na sua existência, mas sem uma definição da sua essência ou natureza..
03 - ÔNTICO
São as formas concretas, palpáveis de algo poder existir; as inúmeras possibilidades dentro da capacidade de criatividade o ser humano, inclusive a não possibilidade.
04 - ONTOLÓGICO
As diversas maneiras em que se possibilita algo existir, se manifestar, se criar, independente da sua essência ou do seu objetivo inicial, em termos de entendimento.
05 - EXPERIÊNCIA
É o cumprimento do destino do ser em se realizar a abertura da essência técnica do ser como indivíduo, além do desdobramento dessa essência como a sua experimentação.
06 - DESVELAMENTO
Dar condições de compreensão do descobrimento dos fenômenos da essência da existência do ser, por meio da retirada desse fenômeno ou parte dele do seu ocultamento.
07 - ALETHÉIA
Uma clareira que viabiliza o descobrimento da existência do ser como indivíduo (homem)
08 - DASEIN
As várias maneiras da existência do ser humano; o ser-aí ou estar-aí; a existência do indivíduo (homem) que está sempre em projeto, em construção..
09 - TER-SIDO
10 - VIR-A-SER
11 - SER-NO-MUNDO-COM-OS-OUTROS
O existir como ser indivíduo nunca é isolado, pois se está em permanente relação com os outros e com o mundo.
12 - TONALIDADES AFETIVAS
Meios ou modos pelos quais o ser-aí se relaciona como existente no mundo; determinam a revelação do indivíduo (homem) como ser existente para esse mundo no qual está inserido.
13 - ANGÚSTIA
Apresenta-se como uma situação de indeterminação da própria existência do indivíduo (homem), uma vez que o põe diante das diversas possibilidades do mesmo poder existir, ou talvez não.
14 - SER-PARA-A-MORTE
Se destaca pela necessidade do ser como indivíduo de assumir a responsabilidade pelo o seu ter de ser, dentre as diversas possibilidades do poder-ser implicando em estar decidindo antecipadamente o seu fim na existência.
15 - CUIDADO
O assumir responsabilidade quanto ao existir; emerge com o acontecimento do existir e do cuidar-de-ser. O tratar de si mesmo em sua singularidade e pluralidade,
...