A Orientação Profissional
Por: Cirlene Braz Ramos • 3/12/2020 • Trabalho acadêmico • 6.341 Palavras (26 Páginas) • 111 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS – SÃO LUÍS
CURSO DE PSICOLOGIA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO BÁSICO III
Orientação Profissional
SÃO LUÍS MA
2018
Cirlene Braz Ramos
RELATÓRIO DE ESTÁGIO ESPECIFICO II
CLINICO
Relatório de estágio especifico II apresentado ao Curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras – São Luís como requisito para obtenção de nota, sob orientação da Profº Isaac Viana. O estágio foi realizado na instituição Serviço de Psicologia Aplicada “Professor João Cabral” e teve a duração total de 180h.
SÃO LUÍS –MA
2019
IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
Cirlene Braz Ramos, acadêmica do 6º período do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras – São Luís, no 1º semestre de 2018. Utiliza como e-mail: cirlenebazramos@hotmail.com e telefone para contato: (98) 98810-7894. O estágio ocorreu no Serviço de Psicologia Aplicada “Professor João Cabral”, como supervisora técnica em campo e orientadora docente a psicóloga Ilara Reis Nogueira da Cruz. O estágio iniciou no dia 06 de Abril de 2018 e finalizou no dia 30 de Junho de 2018, com jornada diário de 4 horas, nas segundas e quartas feiras, com carga horária total em campo de 60 horas e 20 horas de supervisão, perfazendo um total de 80 horas de Estágio básico III.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- Fundamentação Teórica
- CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
- .1 LOCAL DO ESTÁGIO
3.1.2. DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA
3.2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
- AVALIAÇÃO PESSOAL
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
6. REFERÊNCIAS
ANEXOS
ANEXO A – ENCAMINHAMENTO DO ESTÁGIO
ANEXO B – TERMO DE COMPROMISSO
ANEXO C – PLANOS DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO
ANEXO D – FRENQUÊNCIA EM CAMPO
ANEXO E – AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ESTAGIÁRIO
ANEXO F – AVALIAÇÃO DE CAMPO
- INTRODUÇÃO
O relatório a ser apresentado teve o surgimento a partir do Estágio Basico III realizedo na Instituição Serviço de Psicologia Aplicada Professor João Cabral, na área de Orientação Profissional.
Este relatório tem como um dos objetivos, apresentar as atividades que foram desenvolvidas durante o periodo 06 de abril á 13 de Junho na instituição acima citada, e também mostrar a importância do estágio na formação acadêmica dos futuros profissionais de psicologia.
Através deste relatório, será possivel entender que a Orientação Profissional é um ambiente que possui inúmeras demadas que podem e precisam ser trabalhadas pelo psicólogo. Dessa forma, este trabalho é de grande relavância para a ampliação de conhecimentos referente à área em orientação professional. Com isso, É justificavel a necessidade de um relato por escrito sobre o que foi desenvolvido durante o período de estágio, promovendo assim a transmissão do que é vivenciado durante esta caracterização.
Este relatório é um desenvolvimento a caracterização do contexto da Orientação Profissional a descrição das atividades desenvolvidas na instituição, a avalição destas; serão abordadas também as considerações finais, onde será exposta a conclusão do conteudo referido ao estágio.
2.Fundamentação Teòrica
A análise do comportamento pode contribuir muito com a Orientação Profissional, não apenas no sentido da escolha professional em si, mas sim por desenvolver um melhor repertório no indivíduo, ensinando-lhe a fazer análise funcional do seu próprio comportamento, dentro do modelo da tríplice contingência, podendo enteder melhor a sua história de vida, estabelecendo criterios que possam ser úteis para outros tipos de escolhas e tomada de decisão.
A Análise do Comportamento já vem se ocupando de estudos sobre OP há um certo tempo, embora muitas vezes de forma discreta e mais difundida no meio científico internacional do que no nacional (Ivatiuk 2004, p.24). No trabalho proposto por C. Martins (1978 Apud, Ivatiuk 2004,p. 24) já se encontrava alguma referência de tal abordagem com a temática da OP. Este pesquisador elaborou a definição do termo “comportamento vocacional”, expressão que pode ser compreendida como uma classe de comportamentos cujos antecedentes são a necessidade de escolha de uma profissão e estaria fortemente relacionado com os ambientes aos quais a pessoa que escolhe estiver inserida, pois este poderá reforçar ou não a sua escolha.
Na perspectiva da análise do comportamento, todas as ações, sentimentos e pensamentos dos indivíduos são compreendidos em termos de comportamentos. Tais comportamentos têm uma função para cada indivíduo, dependendo de sua história de vida e das contingências atuais às quais ele estiver exposto (Skinner, 1993 Apud Ivatiuk 2004, p.).
Transpondo tais conhecimentos para o campo profissional, C. Martins (1978, Apud Ivatiuk, p.24) lembrou que o psicólogo interessado na OP, durante muito tempo, se concentrava apenas no ato da escolha. Os eventos antecedentes e conseqüentes relacionados à escolha da profissão não eram objeto da atenção dos profissionais da área. Com isto, propôs que o profissional que optasse por trabalhar com a temática da OP, precisaria auxiliar não apenas o ato da escolha da profissão, mas ensinar o indivíduo a discriminar que sua escolha pode ser feita a partir de condições anteriormente vividas (história de contingências), ajudando a entender que a escolha por esta ou aquela profissão (resposta) estaria diretamente relacionadas com os comportamentos posteriores em relação à escolha e ao exercício de uma profissão (conseqüentes). Portanto, para a Análise do Comportamento a OP, além de auxiliar na escolha da profissão é uma forma de ensinar os indivíduos a fazer análises funcionais do seu próprio comportamento.
...