A Orientação Profissional
Por: MarinaVidal • 2/12/2019 • Trabalho acadêmico • 369 Palavras (2 Páginas) • 160 Visualizações
Conclusão
Quando se fala em Orientação Profissional, pensa-se logo em um conjunto de testes online ou de questionários os quais são respondidos rapidamente e descobre-se a profissão e direcionamento mais adequados. No entanto, ao contrário do que é pensado no senso comum, este processo não oferece uma resposta instantânea e estática, mas sim a possibilidade de uma escolha consciente através de um trabalho estruturado que envolve várias etapas e encontros até que se chegue ao caminho eleito.
Os processos da Orientação Profissional levam o orientando a uma aprofundada avaliação na qual é explorado o autoconhecimento, maiores informações acerca das profissões que o interessam, assim como do mercado de trabalho de tais profissões, as escolas profissionalizantes e universidades disponíveis, para que, finalmente, seja favorecida a escolha e concretização de seu projeto profissional.
A importância da presença do Psicólogo neste processo é imprescindível, pois os fatores que influenciam nesta atividade são devidamente identificados e explorados, como: os pares e a família, a sociedade, as oportunidades e preconceitos. Além do mais, é detectado como esses elementos afetam o planejamento de futuro, quais suas motivações no ambiente de trabalho e, no momento da aposentadoria ou redirecionamento profissional, quais as melhores alternativas para uma adaptação de qualidade a esta nova fase da vida do indivíduo. Neste contexto, o Psicólogo propicia ao orientando a descoberta de sua identidade pessoal e profissional, com estratégias de superação de obstáculos ou, ainda, com a aceitação da realidade, optando por novos percursos.
Percebe-se que a Orientação Profissional deve estar envolvida e atualizada em relação às velozes mudanças no mundo do trabalho, desaparecimento e surgimento de nossas profissões, a dinâmica da economia local e mundial, bem como a realidade política, social, educacional e econômica. Questões como mudanças nas regras da aposentadoria, os programas de demissão voluntária, as atividades ocupacionais informais e, principalmente, o aumento da taxa de desemprego no Brasil e no mundo apontam em direção a outras demandas de atendimento.
Ademais, o Orientador Profissional tem também a responsabilidade de clarificar o percurso a ser seguido no que tange ao mundo do trabalho e, consequentemente, ao futuro de nosso país. Para isso, percebe-se que mais que orientar uma pessoa para a descoberta de si, é necessário fazê-lo com o foco no mundo.
...