A Origem Da Psicologia
Artigo: A Origem Da Psicologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: annadiva • 7/10/2014 • Artigo • 877 Palavras (4 Páginas) • 438 Visualizações
PSICOLOGIA: ORIGENS
Até que a psicologia se tornasse uma ciência independente, em meados do século XIX, recebeu inúmeras contribuições tanto da filosofia quanto da fisiologia.
Contribuições vindas da filosofia:
O homem, como ser pensante que é, sempre buscou maneiras de compreender inúmeros fenômenos, entre eles o seu próprio comportamento. Portanto, os primeiros passos da psicologia, no que se refere ao aspecto científico, iniciam-se com os estudos De René Descartes.
Esse filósofo e matemático francês, deixou uma importante contribuição à psicologia quando passou a estudar de forma separada os termos mente/corpo. Ou seja, ele compreendeu que eles possuem funções diferentes, porém exercem uma relação recíproca. Antes de René, a mente e o corpo eram entendidos como uma só essência.
Do século XVII ao XIX houve o zeitgeist do mecanicismo, o que serviu de aporte para a nova psicologia. “o mecanicismo é uma doutrina para a qual os processos naturais são determinados mecanicamente e passíveis de explicação pelas leis da física e da química
” (SCHULTZ & SCHULTZ, 2009, P. 25).
Zeitgeist - É um termo alemão cuja tradução significa “espírito da época”, “espírito do tempo”, ou “sinal dos tempos”. é o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo numa certa época ou as características genéricas de um determinado período de tempo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Zeitgeist).
Nesta perspectiva surgem três orientações filosóficas: positivismo, materialismo e empirismo.
Positivismo - doutrina que reconhece os fenômenos naturais ou fatos que são objetivamente observáveis;
Materialismo - doutrina que considera os fatos do universo como suficientemente explicados em termos físicos pela existência e natureza da matéria;
Empirismo - doutrina que afirma ser todo o conhecimento resultante da experiência sensorial. Os empiristas preocupavam-se em descobrir como a mente adquiria o conhecimento. Dessas três doutrinas filosóficas, foi o empirismo que desempenhou o papel principal, pois estava relacionado com o desenvolvimento da mente.
São considerados os principais empiristas britânicos: John Locke (1632-1704), George Berkeley (1685-1753), David hume (1711-1776), David hartley (1705-1757), James mill (1773-1836), John Stuart Mill (1806-1873).
Contribuições vindas da fisiologia
Graças ao “suposto erro” de David Kinnebrook em “cinco décimos de segundo” ao observar criteriosamente o movimento das estrelas e dos planetas por todo ano de 1794 e parte de 1795, no Observatório Real em Greenwich, Inglaterra, foi demitido pelo seu chefe, o reverendo e astrônomo Nevil Maskelyne. Após 20 anos, esse fenômeno tornou-se objeto de investigação do astrônomo Friedrich Wilhelm Bessel (1784-1846), que estava interessado em estudar os erros de medição. Ele suspeitava que aqueles “erros” do assistente de Maskelyne deveriam ser atribuídos às diferenças individuais – distinções pessoais sobre as quais as próprias pessoas não têm controle.
O trabalho de Bessel também se relaciona com os de Locke, Berkeley, por exemplo, por todos debaterem a natureza subjetiva da percepção humana, usando como argumento a afirmação de que nem sempre há – ou que muitas vezes não há – correspondência exata entre a natureza de um objeto e a nossa percepção sobre este objeto.
A fisiologia tornou-se uma disciplina voltada aos experimentos, durante a década de 1830, principalmente sob a influência do fisiologista alemão Johannes Müller (1801-1858), defensor do método experimental.
Alguns
...