A PSICOLOGIA VAI PARA A ESCOLA: ESCUTA ATIVA E ORIENTAÇÃO
Por: edneiapoliveira • 18/10/2019 • Projeto de pesquisa • 316 Palavras (2 Páginas) • 387 Visualizações
A PSICOLOGIA VAI PARA A ESCOLA: ESCUTA ATIVA E ORIENTAÇÃO
O Projeto “A Psicologia vai para a escola: escuta ativa e orientação” foram estruturadas a fim de oportunizar um espaço de escuta e fala para os estudantes da Escola Estadual Dom Vunibaldo no Distrito - São Lourenço de Fátima de Juscimeira/MT. Para programar as ações propomos a realização de encontros quinzenais no ambiente escolar. A partir de uma ação realizada no “Setembro amarelo” observou-se a necessidade de apoio psicológico em uma grande quantidade de alunos, portanto além de promover o autoconhecimento, autoestima, autoconfiança, essa ação vai ajudar em todos os aspectos psicológicos, oferecendo ferramentas para a superação de dificuldades emocionais e comportamentais. Dessa forma, constrói-se um ambiente acolhedor no qual novas temáticas possam emergir.
A proposta fundamental dessa ação, além dos benefícios terapêuticos que trazem, é levantar questões, disparar reflexões e de começar a criar vínculos com os alunos e com os demais profissionais da Escola envolvidos na proposta, assim desmistificando varias questão sobre saúde mental, proporcionando uma oportunidade de aprender a comporta-se, sentir e pensar diferentemente, de forma a desenvolver uma maneira mais produtiva e feliz de estar na vida, por fim debatendo sobre outros assuntos importantes para a construção do individuo.
Dessa forma, a realização do projeto “A Psicologia vai para a escola: escuta ativa e orientação” contarão com o apoio multidisciplinar, juntamente com a Psicóloga Edineia Paula, Enfermeira Bruna Fontaneli e Médica Geral Amanda Santana, que estarão dando suporte nas ações, realizando acolhimento psicológico, palestras e rodas de conversas.
O acolhimento Psicológico é um tipo de intervenção psicológica que acolhe a pessoa no exato momento de sua urgência, compreendendo seu sofrimento e ajudando-a a lidar com seus recursos e limites. O objetivo é prestar atendimento de urgência a demanda. As rodas de conversas/palestras/encontros têm por finalidade informar, tirar duvidas e trocar experiências sobre os temas que estão em evidencia no mundo escolar e familiar.
...