A Pirâmide de Maslow Aplicada no Trabalho nas Relações Corporativas
Por: Vinicius Drummond • 3/12/2020 • Trabalho acadêmico • 1.039 Palavras (5 Páginas) • 222 Visualizações
A pirâmide de Maslow aplicada no trabalho nas relações corporativas.
Nascido em 1908, Abraham H. Maslow fora um psicólogo americano, conhecido principalmente por sua Pirâmide de Necessidades, estudo este publicado através do livro Teoria da Motivação Humana.
A Pirâmide em si nos mostra como o ser humano possui desejos e necessidades primordiais para sobreviver, e, também para alcançar status de autorrealização.
Neste texto, veremos quem era Maslow, o que exatamente é a pirâmide e como suas aplicações são dadas dentro do mercado de trabalho.
• Quem era Maslow?[pic 1]
Antes de que possamos entender como a pirâmide de Maslow se encaixa dentro das relações corporativas, precisamos primeiro entender o que é a pirâmide em si, e o que ela representa.
Também conhecida como Hierarquia das necessidades de Maslow, a pirâmide é um conceito criado pelo psicólogo Abraham Harold Maslow, que visa determinar quais são as condições necessárias para que cada pessoa atinja a sua própria satisfação pessoal e/ou profissional.
Maslow viveu de 1908 até 1970, e contribuiu muito para a psicologia, também era formado em direito, mas seguiu mesmo dentro da área da psicologia. Entre algumas de suas obras estão "Motivation and personality" lançada em 1954, "A Theory of Human Motivation" - 1943, e "Toward of Psychology of Being" de 1962.
Foi com o lançamento do livro "A Theory of Human Motivation" ou Teoria da Motivação Humana traduzido, onde ele introduziu sua hierarquia de necessidades, tendo como origem da pirâmide sua observação as escolhas comportamentais de macacos.
• O que é a Pirâmide de Necessidades?
A Pirâmide de Necessidades tem como ideia é que os seres humanos vivem para se satisfazer, tendo como objetivo conquistar a autorrealização, e a pirâmide trata justamente a hierarquia de quais necessidades devem ser alcançadas ao longo da vida.
Seu formato triangular remete a construção e evolução hierárquica dentre cada nível, onde na base estão necessidades primárias a sobrevivência do ser, e em seu topo, aspirações pessoais.
Sua estrutura é dividida em cinco níveis cada um formado por um determinado conjunto de necessidades específicas, sendo os níveis de baixo para cima, a Fisiologia, que são elementos que são considerados primordiais para a sobrevivência do indivíduo, como exemplos a fome, sede, sexo (por questões reprodutivas) e respiração.
Em segundo nível temos a Segurança, onde encontramos elementos que fazem a pessoa se sentir segura, independente do local. Para terceiro nível, temos o Social ou Relacionamento, que se constitui da necessidade de ter amigos, constituir uma família, os prazeres de uma relação sexual entre outros.
Para quarto nível, chegamos na Estima, agrupando a necessidade de reconhecer as próprias capacidades e ser reconhecido. E, como quinto nível, no topo da pirâmide, a autorrealização, quando a pessoa consegue por fim aproveitar de todo seu potencial.
[pic 2]
• Particularidades da Pirâmide:
Claro que existem detalhes em relação a particularidade dos níveis da pirâmide, sendo:
• A etapa deve ser realizada ao menos em uma parte para que a pessoa suba ao próximo;
• Necessidades de autorrealização nunca são saciadas, já que ao realizar uma, outra nova surge;
• As fisiológicas nascem com o indivíduo e, portanto, são as mais fáceis de serem saciadas;
• Ao conquistar alguns elementos do grupo de necessidades, a pessoa se motiva a criar e atingir novos objetivos;
• Necessidades não cumpridas ou insatisfeitas geram reações negativas dentro do comportamento do indivíduo, vistas como frustrações, angústias, medos, entre outras.
Posteriormente, também identificou duas necessidades que o indivíduo necessita possuir quando se considera como autorrealizado, que classificou como necessidades cognitivas,
Uma retrata a vontade de conhecer e compreender o mundo, natureza, sociedade e universo, como todas as coisas funcionam. A outra fora apelidada de Satisfação Estética, onde o indivíduo procura pela perfeição, simetria, beleza, arte entre outros, tendo relação direta com a exigência do padrão social ao que o indivíduo está exposto.
• Aplicações da pirâmide de Maslow:
Dentro do ambiente de trabalho, podemos associar a pirâmide com as necessidades dos funcionários, inicialmente através da fisiologia e segurança, onde todos querem receber salários dignos de suas necessidades, assim como querem estar em ambientes onde se sintam acomodados.
Os gestores então devem lidar com duas tarefas primárias dentro da pirâmide contextualizada, sendo elas:
• Garantir um ambiente seguro e salários adequados
• Manter um clima estável para qual os funcionários possam utilizar de seu potencial.
...