A Psicologia Escolar
Por: Ronaldo Henrique • 24/5/2019 • Resenha • 304 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
Articulação com a teoria (Texto 8)
No relato apresentado, o personagem descreve sua primeira experiência em uma escola que contém as diretrizes do AEE, cujo objetivo é fazer da sala de aula comum um espaço à todos os alunos, sem exceções.
No ínicio, Harry demonstra insegurança em relação á sua nova escola, pois já estava acostumado a um ambiente escolar excludente, onde, por sua necessidade educativa especial era privado do ensino e da relação com as outras crianças.
Em ambientes escolares excludentes, um “padrão” é estabelecido e qualquer sujeito que se afasta desde modelo é caracterizado como diferente. Entretanto, esta diferença é compreendida como algo negativo e consequentemente o sujeito é excluído das relações sociais e seu potencial de aprendizagem é subestimado.
Logo que entra em contato com sua nova escola, o personagem é surpreendido pelo modelo de ensino que encontra. Ao invés de um ambiente onde era apenas integrado, ele passa a ser incluído. Harry compreende que a escola também é seu lugar e que é capaz de construir o conhecimento segundo a sua capacidade.
Neste contexto, o AEE se apresenta como um facilitador no processo de ensino e aprendizagem pois proporciona as ferramentas necessárias para a formação do aluno com necessidades educativas especiais visando sua autonomia na escola e fora dela.
Um dos objetivos principais do AEE é aproximar a escola comum da Educação Especial, pois na perspectiva inclusiva todos os alunos tem suas diferenças, entretanto estas diferenças não o impedem de aprender ou estabecerem relações sociais, considerando que a aprendizagem também se dá através destas relações.
...