A Psicologia Social II
Por: Bianca Schinaider • 27/5/2016 • Trabalho acadêmico • 565 Palavras (3 Páginas) • 1.242 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO
- 1- A Psicologia Social pode, classicamente ser dividida em 2 vertentes. Quais são elas?
R: Psicologia Social Experimental e Psicologia Socio-Histórica
2- A partir da década de 70 do SEC XX, surge um movimento de crítica relacionado a Psicologia Social Norte Americana( Experimental). Explique.
R: Porque esta não consegue intervir, explicar ou prever os comportamentos sociais, não davam acesso a leis gerais ou explicativas dos comportamentos sociais.
3- A Psicologia Social Crítica surge como um novo paradigma para lidar com a realidade brasileira, explique.
R: A Psicologia Social Crítica surge como novo paradigma porque para a realidade brasileira precisava de algo mais para poder ser explicado os comportamentos sociais e a psicologia experimental não dava conta. Para eles em que condições sociais ocorre a aprendizagem e o que ela significa no conjunto das relações sociais que definem concretamente o indivíduo na sociedade em que ele vive.
4- A Psicologia Social Experimental é fundamentada em um modelo positivista de ciência. Explique como o positivismo influência neste campo de saber.
R: O positivismo descrevia comportamentos restritos no espaço e no tempo, sem considerar a inter-relação infra e subestrutural, estes comportamentos, mediados pelas instituições sociais, reproduziam a ideologia dominante, em termos de frequência observada, levando a considerá-los como “naturais” e muitas vezes “universais”. Assim, o modelo Positivista é reducionista, pois reduz o objeto – em partes menores para estudá-lo, e chegar até ao seu funcionamento – e por explicar o coletivo e o social reduzindo-os a leis individuais. Tem regras únicas, e o seu foco é no indivíduo, no seu comportamento.
5- Delimite dos objetos de estudo da Psicologia Sócio – Histórica.
R: Interesse pelo coletivo; Comunidades; Movimentos sociais, minorias oprimidas, visando a transformação social, individual e incorporando a participação social e as culturas populares.
6- Explique como a filosofia materialista dialética influenciou a construção da Psicologia Sócio – Histórica?
R: É a partir dela que encontramos pressupostos epistemológicos para a reconstrução de um conhecimento que atenda à realidade social e ao cotidiano de cada indivíduo e que permita uma intervenção efetiva na rede de relações sociais que defina cada indivíduo.
7- Como o Fenômeno Social é considerado para as vertentes Sócio – Históricas e Experimental?
R: Experimental: Natural; explicações centralizadas no indivíduo, não consideram os fatos sócio – históricos para a construção da subjetividade humana.
Sócio – Histórica: Construído através das relações. Entendido a partir de uma abordagem dialética caracterizada por uma análise processual, compreensivista e histórica. O homem constitui-se a partir dos processos sociais e culturais que são relacionados as diversas realidades.
...