A Psicoterapia de Grupos
Por: matosacelma • 9/10/2021 • Dissertação • 558 Palavras (3 Páginas) • 174 Visualizações
TAREFA 4
A pessoa que procura pelo atendimento psicológico, na maioria das vezes, tem o desejo de ser cuidada, amparada, contida para poder expressar sua dor, seu sofrimento (COELHO; MOREIRA,1997). E esta necessidade pode ser muito bem acolhida em um grupo psicoterapêutico. Yalom (1985 apud PELUSO; BARUZZI; BLAY, 2001, p. 346) diz que a relação estabelecida no grupo terapêutico pode ser um grande facilitador desse acolhimento e promover, ainda, o crescimento individual de cada membro do grupo. O crescimento é notório tanto individualmente como enquanto grupo, sendo uma experiência engrandecedora também para o psicoterapeuta.
A partir da leitura doconteúdo da disciplina, simule um atendimento de um grupo. Esse grupo deve ter entre 8 e 10 pessoas, e na descrição do caso clínico devem conter 3 sessões com intervenções clínicas individuais ou em grupo. O trabalho pode ser discutido em trio, mas cada aluno deve postar sua descrição de atendimento de forma individual no portal.
Resposta:
Grupo de 8 pessoas sendo 4 meninas e 4 meninos adolescentes entre 11 a 14 anos todas com baixa auto estima.
Pacientes apresentam desanimo, tristeza, isolamento, pouco reconhecimento de suas habilidades. Na adolescência e onde se existe o grande “teste” para conseguir o amor próprio, pois e onde começa as mudanças no corpo, os hormônios se revoltam, existe o medo de rejeição, a busca por um grupo que os aceite, e preciso lidar com os pais e os professores e saber quem é você no mundo, a busca por autoconhecimento vem a todo vapor pois, a adolescente que não se conhece e não se aceita tem grandes chances de se tornar um adulto depressivo e com dificuldade de relacionar.
Entende-se que a terapia do autoconhecimento será afim de buscar uma melhor percepção do eu, traçar metas e objetivos dos jovens para assim conseguir buscar força em si para enfrentar aquilo que antes era visto como o fim do mundo. Nas sessões terão palestras, dinâmicas utilizando técnicas e recursos terapêuticos, assim levando o adolescente a melhorar sua qualidade de vida.
Na primeira sessão ficam pré-estabelecidas às regras que devem ser seguidas por todos os participantes, combinado que os encontros se darão uma vez por semana as quartas as 16horas e definidos quinze encontros podendo estender ou se houver necessidade encontros individuais. Inicialmente o psicólogo se apresenta e solicita que os demais participantes também se apresentem e digam algo no qual acha que pode definir quem é e o que vê ao se olhar no espelho. A apresentação e realizada de forma bem rápida, com falas bem baixas, com muita timidez e com respostas que podem exemplificadas como se ele próprio menosprezasse quem ele realmente é, a intervenção do psicólogo é propor que eles busquem se conhecer, pois o que pessoa é vai alem do que se reflete no espelho, algo alem das características físicas o autoconhecimento e saber quem somos na essência.
Na segunda sessão o psicólogo intervém questionando se alguém pensou sobre a sessão anterior e se deseja dividir com os outros, com esta intervenção todos os participantes começam um debate entre eles trocando experiências, foi possível identificar que já existe uma interação no grupo que o tom de voz
...