A Qualitativa Etnográfica
Por: 1717252 • 23/9/2018 • Projeto de pesquisa • 472 Palavras (2 Páginas) • 160 Visualizações
Pesquisa Qualitativa Etnográfica
Disc. Práticas integrativas / Prof. Lirian / Aluna: Gessica Oliveira
Resumo
O trabalho aqui exposto tem como objetivo conceituar a etnografia a fim de compreender esse tipo de pesquisa, buscando entender os significados e objetivos da etnografia, sua observação e trabalhos de campo, de igual modo entender os fundamentos da análise de dados de campo e conhecer suas diferentes formas de observação.
Palavras-chave: etnografia, pesquisa, análise.
Introdução
Etnografia, do grego ethno – nação, povo e graphein – escrever, teve a sua origem na antropologia cultural, e é o método utilizado pela mesma na coleta de dados. Teve seu surgimento entre os antropólogos culturais do século XIX que viajavam a fim de observar as diferentes culturas pré-industriais. A pesquisa etnográfica refere-se a grupos e culturas humanas, utilizando da análise descritiva das sociedades.
Atualmente a etnografia engloba um leque de trabalho de estudos de grupos na própria cultura, para uma escrita visando intervenções politicas. Os etnográficos atuais nem sempre usam o método da observação, podem também utilizar artefatos culturais como textos escritos ou registros de estudos já realizados anteriormente.
De acordo com Braga, 1988, “no processo de investigação, deve-se levar em consideração não só o que é visto e experimentado, como também o não explicitado, aquilo que é dado por suposto, ou seja, de uma colocação geral, supostamente entendida, vai se subtraindo questionamentos, até que tudo fique explicito”.
A pesquisa etnográfica é considerada uma das principais pesquisas qualitativas. De uma forma geral, estas pesquisas qualitativas, tem ganhado muito destaque nesses últimos tempos. Seu ponto principal é descrever e explicar os fenômenos sociais e culturais de grupos sociais ou indivíduos. (ZANINI, 2015).
Um dos principais pontos relacionados a etnografia é que , a mesma tem como foco entender a cultura de comunidades e grupos sociais. Para isso, deve desenvolver um estudo profundo dos costumes, comportamentos, crenças, entre outras coisas compartilhadas dentro daquela comunidade (ZANINI, 2015).
Para utilizar-se o método etnográfico, deve-se seguir alguns princípios, que seriam: Pesquisa de campo (conduzido no local em que as pessoas socializam); Multifatorial (uso de duas ou mais técnicas de coletas de dados); Indutivo ( acumulo descritivo de detalhe) e Holístico ( retrato mais completo possível do grupo em estudo ).
O pesquisador é o principal instrumento e tem flexibilidade de decidir quando e como coletar os dados
Conclusão
Os diversos métodos de pesquisa são necessários e importantes para possibilitar a investigação em diversas áreas do conhecimento. Dado o exposto sobre a pesquisa etnográfica, vimos à importância da mesma. Sua importância se justifica pelo fato de ser uma investigação que permite a interação entre o pesquisador e o grupo pesquisado, é prudente em seus métodos, e descreve aspectos relevantes da pesquisa, com a utilização de instrumentos que possibilitam a esse fim.
Referencias
LIMA, C.M.G. de; DUPAS, G.; OLIVEIRA, I.de; KAKEHASHI, S. Pesquisa etnográfica: iniciando sua compreensão. Ribeirão Preto, 1996.
ZANINI, Débora. Instituto brasileiro de pesquisas e análises de dados. São Paulo, 2015.
...