A REVISÃO TEÓRICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO ONCOLÓGICO NA PERCEPÇÃO E ENFRENTAMENTO EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA
Por: Fernanda Weigert • 7/10/2022 • Monografia • 10.963 Palavras (44 Páginas) • 112 Visualizações
FACULDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
CURSO DE PSICOLOGIA
Fernanda Muniz Weigert
DE PEITO ABERTO – REVISÃO TEÓRICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO ONCOLÓGICO NA PERCEPÇÃO E ENFRENTAMENTO EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA
Porto Alegre
2021
Fernanda Muniz Weigert
DE PEITO ABERTO – ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO ONCOLÓGICO NA PERCEPÇÃO E ENFRENTAMENTO EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA
Artigo apresentado à Faculdade São Francisco de Assis, como parte dos requisitos para obtenção de título de Bacharel em Psicologia.
Orientador: Prof. Evelyn S. Reyes Vigueras
Porto Alegre
2021
“A vida é breve e precisa de valor, sentido e significado. E a morte é um excelente motivo para buscar um novo olhar para a vida. “
Dra. Ana Claudia Quintana
RESUMO
Receber o diagnóstico de câncer de mama, inevitavelmente traz um impacto significativo na vida de qualquer pessoa, ocorre uma grande mudança inesperada acompanhada do câncer, e tudo isso pode ser concebido como algo ameaçador à integridade física e mental desses indivíduos.
Este artigo tem a intenção de mostrar qual o impacto de receber esse diagnóstico e como as pacientes elaboram suas questões emocionais, bem como discorrer sobre as diversas formas utilizadas como enfrentamento durante o tratamento e o importante papel que o Psicólogo pode dar ao paciente que está enfrentando a doença, visa refletir como se percebem as mulheres que superaram um câncer de mama e os tipos de enfrentamentos utilizados entre paciente e psicólogo(a).
Essa pesquisa abrange a literatura de artigos científicos disponíveis nas bases de dados on-line, como SciELO e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: psico-oncologia, psicologia hospitalar, pacientes oncológicos, percepção e enfrentamento, câncer de mama, bem como livros sobre o assunto que foram lidos no decorrer dos anos de faculdade. Para a pesquisa nos portais on-line referidos acima, foram considerados os documentos dos últimos cinco anos, desde 2016.
Palavras-chave: psico-oncologia; psicologia hospitalar; câncer de mama; percepção e enfrentamento.
ABSTRACT
Being diagnosed with breast cancer inevitably brings a significant impact on anyone's life, there is a great unexpected change accompanied by cancer, and all of this can be conceived as something threatening to the physical and mental integrity of these individuals.
This article intends to show the impact of receiving this diagnosis and how patients elaborate their emotional issues, as well as to discuss the various ways used as coping during treatment and the important role that the Psychologist can give to the patient who is facing the disease aims to reflect on how women who have overcome breast cancer perceive themselves and the types of confrontations used between patient and psychologist.
This research covers the literature of scientific articles available in online databases, such as Scielo and Google Scholar, using the following descriptors: psycho-oncology, hospital psychology, cancer patients, perception and coping, breast cancer, as well as books on the subject that were read over the college years. For the search in the above mentioned online portals, documents from the last five years, since 2016, were considered.
Keywords: psycho-oncology; hospital psychology; breast cancer; perception and coping.
1. INTRODUÇÃO
O câncer é uma doença que tem se destacado pelo aumento no número de casos em todo o mundo e também por trazer diferentes impactos emocionais e sociais para cada indivíduo. É fundamental que além da assistência médica, o paciente possa usufruir de uma assistência psicológica adequada. Pensando nisso, a psico-oncologia surgiu a partir da necessidade do acompanhamento psicológico ao paciente oncológico, podendo estar presente ao longo de todo o processo, desde a investigação do diagnóstico, passando por consultas ambulatoriais, até o final do tratamento.
A Psico-Oncologia passou a ser pesquisada e praticada no Brasil na década de 90, tornou-se uma área importante de interface entre a psicologia e a oncologia, desempenhando um papel fundamental durante o tratamento do paciente.
“O paciente com câncer, desde o processo diagnóstico até a alta ou morte, depara-se com a possibilidade de perdas: perda do corpo sadio, de um órgão, do cabelo, da autonomia, às vezes perda de um determinado lugar na família, do lugar de proativo na sociedade, de fé e, principalmente, da possível perda da vida. Disso, surge a angústia da incerteza de um perigo temido, que interfere não só na rotina do paciente, como no sentido das coisas”, explica Belkis Faria Panace, psicóloga do Hospital de Clínicas Luzia de Pinho Melo (site Uniap, Geral Notícias acesso em: 17 outubro de 2020).
A psico-oncologia é uma área da psicologia da saúde que surgiu com a intenção de fomentar conhecimento acerca dos processos psicológicos que envolvem o câncer. Como aponta Carvalho e Veit (2008), é antiga a compreensão de que os fatores emocionais estão interligados a essa patologia, e nos dias de hoje
...