A Reorientação Profissional
Por: Lígia Monteiro • 1/9/2020 • Dissertação • 1.623 Palavras (7 Páginas) • 133 Visualizações
UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO – UNIFENAS
Beatriz Aparecida da Silva Monteiro
Clara Rosa de Sousa Medeiros
Gabriela Silva Figueiredo
Jonathan Bernardes Tavares
Lígia Corrêa Monteiro Miranda
Maria Eduarda Lopes Novo
Miriane Miria Rosa Silva
Sophia de Souza Cardoso da Silva
Reorientação Profissional
Varginha – MG
2020
- INTRODUÇÃO
Hoje em dia muitas pessoas encontram dificuldade para fazer escolhas, e mais ainda quando se trata de trocar de profissão. Cada vez mais aumentam as possibilidades para quem deseja se realocar no mercado profissional, que está se tornando cada vez mais amplo e competitivo, o que pode levar à insatisfação para aquelas pessoas que tiveram pouca atenção na escolha de sua carreira, escolha esta por vezes feita de forma demasiadamente precoce e insegura.
Eis então a importância da reorientação profissional, que, nesses casos pode auxiliar o indivíduo insatisfeito com o trabalho atual a encontrar suas aptidões, seus talentos, pontos fortes e fracos, e trabalhar com ele, acima de tudo, a autoestima e o autoconhecimento, para que se sinta apto a buscar sua satisfação pessoal e profissional em uma nova área em que realmente se destaque e se sinta confortável. A personalidade, por sua vez, é outro fator muito importante na descoberta de novas possibilidades de atuação que sejam condizentes com aquilo que o indivíduo espera e melhor se encaixa.
Ao longo do processo é necessário explorar várias opções de carreira, pois a mesma pessoa pode se adaptar e se sentir realizada em diferentes ramos profissionais. Assim, deve ser elaborado, após muita pesquisa, um planejamento consistente e realista que ajudará nessa transição e abrangerá desde o projeto de carreira, até a compensação monetária e a necessidade de estudos específicos, bem como uma gama ampla de possibilidades que sejam compatíveis àquilo que o indivíduo deseja alcançar, mas que também seja uma escolha plausível e que possa trazer equilíbrio profissional e pessoal.
De modo geral, a reorientação profissional se dá por meio de um processo que visa capacitar o indivíduo para que este possa identificar suas próprias aptidões e interesses, e assim possibilitar uma mudança segura e eficiente, de forma a evitar que essa mudança se torne algo tortuoso e que traga angústia. Além disso, conforme vai adquirindo mais maturidade para realizar suas próprias escolhas, o indivíduo passa a perceber que o objetivo correto pode levar a uma atividade mais prazerosa, mais benéfica (tanto no quesito financeiro quanto pessoal), e ainda, a uma maior qualidade de vida.
- DESENVOLVIMENTO
Para levantamento da demanda sobre as causas da desistência dos cursos e para uma reorientação profissional, como o objetivo de ajudar o indivíduo a descobrir novos caminhos com sentido para sua vida, partimos de uma pesquisa junto aos jovens com a finalidade de compreender como ocorre o processo de mudança de profissão. A Pesquisa foi formulada com 10 questões objetivas e recebemos retorno de 9 pessoas que passaram por essa experiência. Com o seguinte resultado:
Antiga profissão ou curso?
Engenharia mecânica
Assistente social
Direito
Direito
Economia
Psicologia
Coordenador Financeiro
Coordenador de Recursos Humanos
Ti
Atual profissão ou curso
Soldado corpo de bombeiros Militar
Empresaria auto-escola
Administrador
Psicologia
Medicina veterinária
Estudante
Medicina veterinária
Motorista
Fotógrafo
Logística
Qual é o motivo da insatisfação?
Falta de oportunidade
Desvalorização de salário
Dinheiro para pagar as mensalidades
O curso era muito teórico, além de ser muito tradicional e conservador, pouco próximo das minhas convicções e vivências pessoais.
Não gostava da área administrativa, não me dava bem com exatas, não gostava das aulas e nem do curso.
Disponibilidade de horário
Curso muito teórico.
O maior desafio da profissão (pra mim), era ter que ficar preso dentro de um escritório, sem ter a liberdade de aproveitar o dia!
Estava ficando doente por causa do serviço.
Não ser valorizada e fazer várias funções, ganhando só por uma.
Falsa aparência antes de realmente conhecer o curso a fundo
Posso exercer outra função sem mudar de área?
Sim
Sim
Sim
Sim
Poderia sim, devido a ser uma área bem ampla, poderia trabalhar no ramo que gosto como empresária por exemplo.
Sim
Não
Com certeza.
Pode sim! Ainda faço alguns serviços administrativos. Porem meu foco é trabalhar somente com a fotografia
Posso mas não concordo
Sim
Tenho condições de me sustentar durante a transição?
Sim
Sim
Sim
Não
Tive muito apoio familiar, tanto psicológico quanto financeiro. Então embora tenha sido difícil financeiramente, eu tinha bolsa de estudos e a família ajudou muito.
Sim
Não
Sim!
Caso tenha uma boa reserva financeira, acredito que até seja possível, porem tudo precisa ser revisto. Dependendo da transição, terá um investimento a ser feito... É algo muito importante para se tomar essa decisão. Com um apoio (cônjuge, pais, etc) sempre fica mais fácil
...