A Segunda Infância
Por: sheilaxena • 14/9/2017 • Trabalho acadêmico • 410 Palavras (2 Páginas) • 1.092 Visualizações
[pic 1]
Curso: Psicologia
Disciplina: Ciclo de Vida I
Profª: Paula Sanders
ESTUDO DIRIGIDO – Segunda infância
Referência: PAPALIA & FELDMAN. Desenvolvimento humano. ARTMED, 12ª edição, cap. 7 e 8.
1 – Como os corpos e o cérebro das crianças se modificam entre as idades de 3 e 6 anos e quais os distúrbios do sono e realizações motoras são comuns?
R: O crescimento é contínuo e são modificados lentamente comparado a primeira infância, meninos são mais pesados, altos e musculosos do que as meninas.Os sistemas corpóreos internos estão amadurecendo. Os distúrbios do sono são sonambulismo, enurese, pesadelos e terrores noturnos. As realizações motoras mais comuns são:
Habilidades motoras grossas: Correr e saltar.
Habilidades motoras finas: Envolvem a coordenação olhos, mãos e pequenos músculos.
2 – Quais os principais riscos à saúde e segurança da criança na segunda infância?
R: Obesidade, subnutrição, alergias alimentares, mortes e ferimentos acidentais.
3 – Cite características da inteligência da criança no período pré-operatório segundo Piaget.
R: É caracterizado por uma grande expansão no uso do pensamento simbólico, ou a capacidade representacional, que surgiu pela primeira vez durante o estágio sensório-motor como: Função e desenvolvimento simbólico, Ser menos egocêntricas, capacidade para ludibriar, distinguir entre a aparência e realidade, fantasia e realidade.
4 – Quais os aspectos imaturos do pensamento pré-operatório?
Centração, Irreversibilidade, foco mais nos estados do que nas transformações, raciocínio transdutivo, egocentrismo, animismo e incapacidade de distinguir a aparência da realidade.
5 – O que é a teoria da mente e como a criança na segunda infância está desenvolvida em relação a esta habilidade?
R: É a consciência da ampla variedade de estados mentais humanos – crenças, intenções, desejos, sonhos, etc. – e o entendimento de que os outros têm suas próprias crenças, desejos e intenções particulares.
6 – Indique algumas características do desenvolvimento da linguagem nesta faixa-etária.
7 – Como o autoconceito se desenvolve na segunda infância e como as crianças demonstram autoestima, crescimento emocional e iniciativa?
R: A partir que a criança desenvolve a autoconsciência. O autoestima na segunda infância tem a autopercepção negativa ou positiva. Iniciativa é o conflito que surge do crescente desejo de planejar e executar atividades e as crescentes dores de consciência que a criança pode ter a respeito desses planos.
8 – Como meninos e meninas se tornam conscientes do significado do gênero e como explicar as diferenças comportamentais entre os sexos?
R:
9 – Como as crianças na idade pré-escolar brincam e como o brincar reflete para o seu desenvolvimento?
10 – Como as práticas de parentalidade influenciam o desenvolvimento nesta faixa-etária?
...