A Sensação e Percepção Balneário Camboriú
Por: Patricy Araujo • 11/9/2020 • Trabalho acadêmico • 2.669 Palavras (11 Páginas) • 147 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DE ITAJAÍ
BRENDA MENEZES DOS SANTOS
PATRICY FERNANDA ARAÚJO
Sensação e percepção
Balneário Camboriú
2020
SENSAÇÃO
OPERAÇÕES SENSORIAIS
O nosso corpo é formado com sistemas de coleta de informações chamados sistemas sensoriais (sentidos) que registram as mudanças de energia ao nosso redor, o nosso processo perceptivo depende tanto do cérebro quanto destes sistemas sensoriais. Os cientistas já descobriram 11 sentidos humanos completamente distintos podendo haver outros.
Os sentidos desempenham quatro papéis na percepção: Detecção, transdução, transmissão e processamento de informações.
Detecção
A detecção existente em cada sentido é conhecida como receptor, o receptor pode ser uma única célula ou um grupo de células responsável a um tipo de energia, os receptores podem ser responsáveis a mais de uma forma de energia. Algumas células do ouvido respondem a vibrações de ar que é uma forma de energia mecânica que chamamos de sons e algumas células dos olhos são sensíveis a uma forma de energia eletromagnética que chamamos de visões, as células dos olhos respondem a pressão e vibrações.
Transdução e Transmissão
Os receptores convertem energia que entra em sinais eletroquímicos que o sistema usa para a comunicação. Se está energia que entra for o suficientemente intensa, ela aciona os impulsos nervos (que transmitem informações codificadas sobre as características dos estímulos) da qual viajam por fibras nervosas até determinadas regiões do cérebro.
Ex: O braço de um toca-discos (transdutor), o braço converte as vibrações mecânicas da agulha (passando pelos sulcos do disco) em sinais elétricos. Depois que os sinais são amplificados, o alto-falante (transdutor) transforma a energia elétrica de volta em vibrações mecânicas, as quais ouvimos.
Processamento de informações
Os receptores e cérebro processam as informações sensoriais.
Por exemplo: Os receptores são encarregados de grande parcela do trabalho. Em animais complexos como o ser humano, o cérebro carrega uma parte muito maior da carga.
SENTIDOS QUÍMICOS
O paladar e olfato fornecem informações que ajudam os animais a diferenciar as substâncias químicas benéficas das prejudiciais. O paladar e olfato são totalmente ligados entre si, tanto no paladar quanto no olfato, os receptores respondem a substanciais químicas.
Para produzir sensações de olfato, as substâncias químicas interagem com os receptores no nariz e para produzir sensações de paladar as substâncias químicas interagem com os receptores na boca e garganta, sendo diferente as substâncias químicas diferente entre a que ativa os receptores do paladar da que ativa o do olfato.
Paladar
O paladar fornece informações sobre os alimentos, da qual a pessoa pode ter ou não desejo de comer, mantendo a pessoa afastada de alimentos prejudiciais à saúde, a cor e a dor contribuem para o paladar para identificar.
Há quatro qualidades palatais primárias que são: azedo, doce, salgado e amargo, podendo ser combinados entre si, um exemplo citado é a Toranja da qual combina sensações de azedo e amargo. De forma correspondente os botões gustativos variam na sensibilidade aos 4 estímulos palatais básicos, alguns são totalmente insensíveis a um ou dois tipos de estimulação.
O gosto de um alimento depende de onde ele é mantido dentro da boca. O meio da língua é extremamente insensível a todas as sensações palatais, o meio da língua é totalmente responsável a doce e a salgado; os lados a azedo; e a parte de trás a amargo.
Nossa língua é recoberta por pequenas depressões, cada depressão é uma papila, separada por um sulco. As células que registram informações sobre paladar chamadas de células gustativas reúnem-se em grupos de 2 até 12, duram vários dias e são continuamente substituídas. Estes grupos de células gustativas são conhecidas como botões gustativos, tendo mais de 10.000 localizados nas paredes das papilas sobre a língua.
Olfato
O olfato é responsável por fornecer informações sobre as substâncias químicas que estão no ar e que solúveis em água ou gordura. Porém não sentimos cheio de todas estas substâncias, como por exemplo a água destilada.
As mensagens relativas a cheiro trafegam até diversas localidades dentro do cérebro por meio de dois nervos olfativos, os bastonetes olfativos localizados no alto da cavidade nasal são as pontas dendítricas dos neurônios, os quais adentram a cavidade nasal. Cada ponta tem várias estruturas pequenas semelhantes a fios de cabelo chamadas de Cílios. Os bastonetes são frequentemente substituídos completamente a cada quatro a cinco semanas.
Cientistas consideram o olfato o sentido menos importante, pois o ser humano não localiza bem odores, afirmam que a função mais importante do olfato seja tornar agradável o ato de comer.
Já em cães o olfato é mais apurado, usado para se identificar socialmente ou mesmo marcar territórios.
SENTIDOS DE POSIÇÃO
São dois sentidos humanos que fornecem informações sobre as ações do corpo chamados de Cinestésico e Vestibular.
Sentido Cinestésico
O sentido cinestésico nos informa sobre o posicionamento das partes do corpo, monitorando o que as partes do corpo estão fazendo, e também a equilibrar a tensão muscular pelo corpo inteiro, mas podermos fazer movimentos com eficiência. O sentido cinestésico depende de vários tipos diferentes de receptores nas juntas, músculos e nos tendões. Suas mensagens eletroquímicas passam até o córtex somatossensorial nos lobos parietais do cérebro.
Sentido Vestibular
Também chamado de sentido de orientação ou equilíbrio. Ele fornece informações sobre o movimento e a orientação da cabeça e do corpo em relação ao mundo, o sentido vestibular depende dos órgãos vestibulares os quais são compostos de 3 ductos semicirculares e dois órgãos otólitos, localizados nas partes ósseas do crânio, em ambos ouvidos internos, estas informações ajudam a pessoa ajustar a postura durante os movimentos mesmo sozinhas ou dentro de veículos como carros e aviões. Esse sistema ajuda também na visão, quando você se move automaticamente os olhos se movem junto para acompanhar.
...