A Sociologia do trabalho
Por: ddlxbrooke • 30/1/2018 • Relatório de pesquisa • 13.542 Palavras (55 Páginas) • 469 Visualizações
Sociologia do Trabalho
Objeto(s) e paradigmas teóricos da Sociologia do Trabalho
O que é a sociologia do trabalho?
É uma das sociologias mais amplas e possui algumas definições tais como:
– “A sociologia do trabalho deve ser considerada, na sua extensão mais vasta, como o estudo, sob os seus diversos aspetos, de todas as coletividades humanas que se constituem graças ao trabalho” (Friedmann, 1964: 26), isto é, dá-nos uma perspectiva de compreensão dos diversos aspetos através da análise das relações sociais das coletividades humanas que se estabelecem no trabalho.
– “A sociologia do trabalho é, evidentemente e antes de mais, uma sociologia que se dedica, diferentemente, de outras ao estudo particular dos fenómenos ligados ao trabalho” (Freire, 2002: 13) ou por outras palavras, é um olhar sociológico sobre os fenómenos ligados ao trabalho.
Contributos decisivos para a afirmação da sociologia do trabalho
– Georges Friedmann (1902-1977)
- Le travail en miettes (trabalho de migalhas), 1956.
Uma preocupação com o nível de monotonia a que o trabalho do operário estava sujeito segundo o princípio do fordismo (o trabalhador é despojado da sua profissão). O autor tenta mostrar como o trabalho transformado em trabalho industrial é algo que desqualifica o trabalhador.
- Traité de sociologie du travail, 1964 (organizado em colaboração com P. Naville).
– Elton Mayo (1880-1949)
The human problems of an industrial civilization, 1933.
The social problems of an industrial civilization, 1949.
Começa por fazer investigações sobre as relações de trabalho e os níveis de produção dos trabalhadores, isto é, de que modo as condições físicas dos trabalhadores influenciavam o comportamento dos trabalhadores.
As relações humanas e relações sociais compõem uma dimensão informal, e a partir daí, começa-se a perceber numa dimensão mais distante, que se não houver uma sintonia entre a organização formal e a informal pode haver problemas.
Georges Friedmann e Elton Mayo
Estes dois autores permitiram que os sociólogos tivessem uma base, dizendo que não bastava as questões físicas e estruturais, mas deve-se ter em conta uma multiplicidade de aspetos quando vamos estudar o trabalho.
Pensemos sobre o modo como se usa mas palavras trabalho e emprego no dia-a-dia…. Será que foi sempre assim?
Trabalho | Emprego |
É um termo mais abrangente onde nós estamos a estudar muito mais que o emprego, isto é, esta para além da noção de emprego apesar de incluir também essa noção. – Diz respeito a atividades com utilidade social que podem ou não ser remuneradas. – Inclui atividades de produção e distribuição de bens e serviços, passíveis de transação na esfera económica. – Atividades que não sendo passíveis de transação na esfera económica têm utilidade social. Explo: trabalho doméstico não remunerado, trabalho voluntário. | Tudo o que é emprego é trabalho mas nem todo o trabalho é emprego. – Ocupação de um posto de trabalho – É remunerado – Implica um estatuto, exemplo, trabalho por conta de outrem, trabalho por conta própria. – Não ocorre exclusivamente na esfera mercantil, há também uma prestação de serviço público. |
É importante esta distinção quando falamos de beneficiários de licença em que podemos ver que também estão envolvidas questões de género no sentido em que nos mostra como a sociedade reproduz no sentido em que as mulheres são aquelas que trabalham e os homens é que estão nos “empregos”.
Alguns temas atuais de investigação da Sociologia do Trabalho
– Organizações (como é que os trabalhadores estão distribuídos pelos diferentes postos de trabalho), tecnologia (como é que os seus processos produtivos estão estruturados) e organização do trabalho.
– Qualificações, formação profissional, carreiras, remuneração – tudo que tem a ver com escolarização, diferentes níveis de escolaridade em idade ativa, a formação, isto tudo tem interesse para a sociologia do trabalho.
– Culturas e identidades profissionais – existem diferentes grupos profissionais que desenvolvem diferentes culturas profissionais podemos ver isso através das diferentes posturas que estes profissionais assumem (explo: um advogado e a postura de um comerciante)
– Profissões e carreiras profissionais
– Desigualdade e mercado de trabalho – esta na ordem dos problemas do dia. Remete-nos para diferentes temáticas, tais como, desigualdades de género no mercado de trabalho, imigrantes (aceitam condições precárias, as vezes, por estarem ilegais). Também pode-se colocar ao nível da qualificação (explo: nível de escolaridade muito baixo sentem mais dificuldade em arranjar trabalho).
– Precariedade, flexibilidade e mercado de trabalho – tem que ver com a ideia do modelo de emprego típico por um trabalho a tempo inteiro sem duração determinada mas podemos ver que existem outras formas de contratuais que se diferenciam desse modelo de estabilidade (part-time, contrato a longo termo)
– Divisão internacional do trabalho, migrações e movimentos espaciais da mão-de-obra – as transnacionais que distribuem as organizações pelo mundo concentram por vezes os mais qualificados num país e os menos qualificados noutro, logo uma organização não pode ser vista só como membros do espaço nacional, ela vai para o internacional.
– Conciliação trabalho – é necessário incluir a vida privada de modo a concilia-la com o trabalho.
– Organização do tempo de trabalho
– Relações laborais, atores sociais do trabalho, movimentos sociais ligados ao trabalho – as condições oferecidas a alguém que trabalhe a tempo inteiro é diferente a tempo parcial. O sindicalismo é decisivo e fundamental para garantir certos aspetos fundamentais aos trabalhadores.
A sociologia do trabalho e algumas outras sociologias…
– Sociologia industrial – não se ocupa apenas da análise e do trabalho da indústria mas preocupa-se também com a própria estruturação da indústria.
– Sociologia das organizações – afinidade porque a sociologia do trabalho também se preocupa com o que acontece nas organizações, em termos produtivos, remunerações, etc. Estas são muito bem relacionadas entre si.
– A sociologia do trabalho e a gestão é uma relação que pode ter associada alguma tensão porque o gestor dedica-se a decidir e essa decisão pode ser apoiada, ou não, pelo olhar sociológico existente na organização, isto é, a sociologia vai estar entre o aconselhamento e a decisão (são fontes de aconselhamento)
...