A TEORIA DE JEAN PIAGET
Por: Viviane Marques • 17/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 675 Palavras (3 Páginas) • 298 Visualizações
CLARENTIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO
VIVIANE MARQUES BARREIROS DE PAULA
RA – 8034413
BIOLOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROJETO SEM PRÁTICA – TEORIA DE JEAN PIAGET
PORTFÓLIO 11ª SEMANA
POUSO ALEGRE – MG
2018
Jean Piaget nasceu na cidade de Neuchâtel (Suíça) em 9/08/1896 e morreu em 17/9/1980. Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem.
Piaget acreditava que a função da inteligência é auxiliar a adaptação ao ambiente. De acordo com seu foco na adaptação, acreditava que o desenvolvimento cognitivo acompanhava-se de respostas cada vez mais complexas ao ambiente. Propôs que com a crescente aprendizagem e maturação, tanto a inteligência quanto suas manifestações tornam-se diferenciadas, mas altamente especializadas em vários domínios.
Nos primeiros meses de vida, o comportamento da criança é determinado por reflexos inatos, mas depois as respostas são cada vez mais complexas, devido ao processo de adaptação, embora tenha algumas etapas comuns a todos os indivíduos, não produz em todos os mesmos resultados.
O comportamento é uma resposta que varia em função da interação entre a personalidade do sujeito e a situação.
Por isso, Piaget considerava que o desenvolvimento dos seres humanos se processava por meio de estágios lineares e crescentes que se tornavam mais complexo. Cada um deles representa um estágio de equilíbrio, cada vez mais estável, entre o organismo e o meio, onde ocorrem de determinados mecanismos de interação, como a assimilação e a acomodação.
Esses estágios são:
- Período sensório-motor: inicia-se com o nascimento e vai, aproximadamente, até os 02 (dois) anos de idade. A criança está trabalhando ativamente no sentido de formar uma noção do eu.
- Período pré-operatório: que é subdividido em:
Período simbólico: inicia aos 02 (dois) anos de idade e termina aos 04(quatro) anos.
Período intuitivo: inicia aos 04 (quatro) anos de idade e termina aos 07 (sete) e 08 (oito) anos.
A criança desenvolve noções a respeito de objetos.
- Período operatório-concreto: inicia aos 07 (sete) e 08 (oito) anos de idade e termina aos 11 anos.
As operações que levavam alguns minutos, agora é efetuada rapidamente.
- Período operatório abstrato ou operatório formal: vai dos 11 anos em diante. Uma das características mais importante de período é o pensamento.
De acordo com Piaget, todos os seres humanos passam por essas fases, mas o início e o término de cada uma delas dependem das relações entre as características biológicas estágios em faixas etárias é uma referência para nos nortearmos quanto ao desenvolvimento do ser humano, e não uma norma rígida a ser seguida.
No que se refere à contribuição de Piaget para a Educação, ele não fornece respostas ao professor de como se deve ensinar um aluno, mas possibilita identificar o estágio em que o aluno se encontra, permitindo compreender como o aluno aprende, quais são seus limites e suas potencialidades intelectuais.
CONCLUSÃO
Jean Piaget aprendeu muito sobre como as crianças pensam, observando várias delas e prestando muita atenção ao que parecia ser erro no raciocínio das mesmas. E considerava tudo no comportamento motor, verbal e mental parte da ação.
...