A Tese Endogenista
Trabalho Escolar: A Tese Endogenista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juh1324 • 5/11/2014 • 863 Palavras (4 Páginas) • 822 Visualizações
Introdução ao Serviço
A Natureza do Serviço Social
A Perspectiva Endogenista
Fortaleza 08, de Setembro 2014
Introdução
Sustenta que a origem do Serviço Social advém de um processo de evolução, organização e profissionalização das antigas formas de ajuda, da caridade e da filantropia, que se encontra, há certo tempo, atrelada à ‘questão social’.
Maioria dos teóricos do Serviço Social sustenta esta tese, o que significa que ela é bastante difundida e ‘debatida’. Nesta mesma perspectiva há autores que entendem e que aceitam toda e qualquer forma de ajuda como antecedente do Serviço Social, assim como há aqueles que compreendem essas formas de ajuda atreladas à organização e vinculadas à ‘questão social’.
Na Perspectiva Endógena ou Conservadora a origem do Serviço Social
está relacionada à evolução, organização e profissionalização da caridade e da filantropia, das damas de caridade (moças de família rica) emergentes na Igreja católica, através do humanismo cristão, enfocando, sobretudo, questões de natureza moral e orientação conservadora baseada no Neotomismo.
A Perspectiva Endogenista
Segundo o autor esta tese é incompleta, já que trilha por um caminho, em que o Serviço Social é visto como uma atividade autônoma, de maneira a desprezar todas as influências conjunturais, desde sua criação até a sua profissionalização. Ele esta correto, já que parece pueril compreendê-lo (o serviço social) desta forma, já que é evidente que seu surgimento foi desenvolvido por causa da pressão da classe empobrecida, que já sofria demais com os problemas da ‘questão social’; acompanhando isso, a classe burguesa, estrategicamente, conferiu uma identidade ideológica à ação dos primeiros agentes (isso com o apoio da Igreja Católica e do Estado – que implementava cada vez mais suas ações através das políticas sociais), de maneira a amenizar e apaziguar os conflitos sociais existentes.
É importante situar o termo Endogenista: trata-se de uma referência a idéia de que esta tese aborda e entende a profissão como sendo vista a partir de si mesma e o Serviço Social ganha, assim, uma autonomia histórica diante da sociedade, das classes e das lutas sociais. Esta tese defende a gênese e especificidade do Serviço Social, através de uma clara visão
...