A aplicação da teoria do behaviorismo na educação
Pesquisas Acadêmicas: A aplicação da teoria do behaviorismo na educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ahavat • 10/12/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.087 Palavras (5 Páginas) • 4.194 Visualizações
O BEHAVORISMO – COMPORTAMENTAL
Watson houvera aceitado o reflexo condicionado, descoberto pelo russo Pavlov, como elemento básico para a explicação da aprendizagem e da formação da personalidade.
Pavlov
• a espécie animal responde aos estímulos do ambiente de forma incondicionada;
• é possível condicionar a resposta a partir de estímulos neutros, modificando o comportamento incondicionado;
• os estímulos neutros passam a ser condicionados
*Eliminando alguns termos da Psicologia Clássica, o Behaviorismo substituiu a associação de sensações pelo condicionamento e a consciência pelo comportamento.
*Thorndike, outro americano, foi importantíssimo na popularização do behaviorismo com sua “lei do efeito”, pela qual um comportamento seguido imediatamente de uma recompensa agradável tende aumentar a sua frequência.
John Watson contrapondo às abordagens introspectivas da Psicologia desenvolve a sua teoria do comportamento utilizando sujeitos animais e humanos nas suas experiências. Ele via a Psicologia como parte das ciências naturais e toma o comportamento como objeto de estudo a ser investigado por meio de estímulos e respostas.
S R
Esta formulação corresponde aos critérios epistemológicos do positivismo.
Além disso, o comportamento pode ser gradualmente modificado ou modelado até aparecerem novas repostas que ordinariamente não fazem parte do repertório comportamental do rato.
Êxito nesses esforços levou Skinner a acreditar que as leis de aprendizagem se aplicam a todos os organismos.
INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO
A teoria behaviorista foi e ainda é, em nosso meio, amplamente utilizada, em termos de organização de situações de aprendizagem.
Tornou-se um “vício” a programação prévia dos conteúdos, bem como o levantamento dos objetivos de aprendizagem, de forma sistemática, constituindo o plano de curso, entregue aos alunos no início das atividades do semestre ou ano letivo.
Este procedimento, por exemplo, está arraigado a nossa prática docente, assim como a divisão do conteúdo em unidades ou pequenas etapas, do mais simples ao mais complexo.
Podemos ainda citar a aprendizagem programada e a aprendizagem por múltiplas respostas como grandes contribuições de Skinner na área da educação.
Para Skinner a aplicação de seus métodos à educação é simples e direta. Ensinar é simplesmente o arranjo de contingências de reforço sob as quais estudantes aprendem.
Em escolas, o comportamento de alunos podem ser modelados pela apresentação de materiais em cuidadosa sequência e pelo oferecimento das recompensas ou reforços apropriados.
A aprendizagem programada e máquinas de ensinar, são os meios mais apropriados para realizar aprendizagem escolar.
O que é comum ao homem, a pombos, e a ratos é um mundo no qual prevalecem certas contingências de reforços.
E a partir desses dados, Skinner lança a sua teoria denominada de Condicionamento Operante (comportamento que opera sobre o mundo – Ex: tocar um instrumento musical).
Tal teoria provocou mudanças decisivas nas concepções de homem e de mundo e trouxe valiosas contribuições para o processo ensino-aprendizagem.
A teoria behaviorista de Skinner considera a criança como um organismo passível de modelagem e totalmente manipulável, podendo seus desajustes ser corrigidos através da extinção (punição) ou da aplicação de reforços positivos.
Para se chegar a obter um comportamento desejável, nem sempre se pode esperar que o sujeito emita este comportamento, a “modelagem” do comportamento.
Assim, através do reforço diferencial ou através de aproximações sucessivas, chega-se ao ponto desejado.
Por exemplo: se uma professora deseja obter o comportamento de os alunos ficarem quietos durante a aula, ela precisa de imediato, esperar que eles emitam este comportamento para reforçá-lo.
Ela poderá usar o reforço sempre que o comportamento se aproximar do desejado.
Desta forma estaria, então, “modelando” comportamentos através de “aproximações sucessivas”.
Tipos de reforços (para instalar comportamentos):
Reforço positivo: é aquele que apresentado a uma situação, faz aumentar a freqüência de respostas. Ex.: água, alimento.
Reforço negativo: é aquele que, quando retirado, aumenta a freqüência da resposta. Ex.: choque elétrico, calor ou frio intenso, barulho.
- reforço positivo - quando esse acontecimento comporta uma ocorrência agradável para o sujeito
— reforço negativo - quando esse acontecimento envolve a remoção ou o afastamento de algo desagradável para o sujeito
Reforço
...