A teoria Behaviorismo
Artigo: A teoria Behaviorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TALITA.FIEL • 12/10/2013 • Artigo • 466 Palavras (2 Páginas) • 543 Visualizações
Behaviorismo
Behaviorismo é um conceito que engloba toda teoria sobre o comportamento, dentro da psicologia. Os principais ramos destas teorias são Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo Radical.
Behaviorismo é o termo dado pelo americano John B. Watson em 1913, behavior significa “comportamento”, logo Behaviorismo é o estudo do comportamento humano.
Os Behavioristas foram os primeiros da ciência do comportamento em critério de objetividade rompendo definitivamente com a tradição filosófica.
O autor defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois este é visível é, portanto possível de observação por uma ciência positiva. Assim qualquer modificação orgânica resulta de um estímulo do meio ambiente podendo provocar as modificações de comportamento, motor e do sistema glandular.
Skinner. Pavlov,Watson, nomes comuns para quem estuda analise de comportamento. A base da corrente skinnesiana antenoções de comportamento reflexo ou respondente para comportamento operante.
Ex.ª:
Estimulo discriminativo-resposta-estimulo reforçador
Estimulo (reforço) punitivo-estimulo aversivo
Comportamento respondente:
Em 1930 na Universidade de Harvard C.E.U., Skinner começou o estudo do comportamento operante. O desenvolvimento de seu trabalho levou-a analise da ciência do comportamento operante como nos dias de Keller: “inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se pode dizer que , em algum momento opera sobre o mundo por assim dizer, quer direta ou indiretamente.”
Keller F.S. aprendizagem: teoria do reforço
EPU 1973
Skinner classificava reforços positivos e negativos:
Reforço é a apresentação de estímulos:
Reforço positivo oferece algo ao organismo.
Reforço negativo permite a retirada de algo indesejável e há dois processosimportantes, merecem destaque esquiva e a fuga:
A esquiva-estímulos aversivos condicionados e incondicionadosestãoseparados por um tempo apreciável.
A fuga – comportamento semelhante ao esquivo adiferença é sutil.
Ambos reduzem ou evitam os estímulos aversivos, mas em processos diferentes.
Outros processos formulados pela Análise Experimental de comportamento. A extinção, procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçado quando ignoramos algo que tenta chamar nossa atenção tende a desaparecer.
Punição
A punição é outro procedimento importante que envolve a consequência de uma resposta quando a apresentação de um estímulo aversivo ou a remoção de um reforçador.
Controle de estímulo: o ambiente exerce sobre nós algum controle,
...