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A cultura é um sistema de símbolos e significados

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Por:   •  30/11/2014  •  Resenha  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  929 Visualizações

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Segundo David Schneider, “Cultura é um sistema de símbolos e significados. (...)”4

. Para

Max Weber, o homem é um animal que vive preso a uma teia de significados por ele mesmo

criada5

. Partindo desse raciocínio, Clifford Geertz sugere que essa teia e sua análise seja o que

chamamos de cultura.

No trabalho de análise dessa teia, nos diz Geertz, a missão do antropólogo é desvendar esses

significados, estabelecendo relações entre si, de forma a ensejar uma interpretação semiótica do

objeto analisado. E uma boa interpretação só será possível, continua ele, através do estabelecimento

dessas relações, da seleção de informantes, da transcrição de textos, do levantamento de

genealogias, do mapeamento de campos etc., em suma, através de um levantamento etnográfico6

.

Ou, segundo a noção de Gilbert Ryle, de uma “descrição densa”. E fazer a etnografia do objeto,

elaborar uma descrição densa, “é como tentar ler um manuscrito estranho, desbotado, cheio de

elipses, incoerências, emendas suspeitas e comentários tendenciosos...”7

; porém, o que interessa

não é a interpretação e explicação dos fatos de forma isolada, e sim, a importância do conjunto,

como ele está sendo vivido e transmitido, perpetuado pela adaptação de quem chega e se insere na

urdidura dos significados, sejam eles julgados corretos, ridículos, inocentes, cruéis...

Segundo Geertz, a cultura não é nunca particular, mas sempre pública. Assim, entendo que

os elementos que constituem as teias propostas por Weber, não têm criadores identificáveis. Os

fatos inovadores nascem e evoluem numa reprodução expontânea e despercebida dos agentes

culturais, e na maioria das vezes só percebidos na análise extrínseca de um agente alienígena.

Como um sistema de signos passíveis de interpretação – ressalta Geertz – a cultura não é

um poder, algo ao qual podem ser atribuídos casualmente os acontecimentos sociais, os

comportamentos, as instituições ou os processo; ela é um contexto, algo dentro do qual eles (os

símbolos) podem ser descritos de forma inteligível – isto é, descritos com densidade.”8

Seguindo o

raciocínio de Geertz, podemos refutar a idéia de Tylor, de que a cultura é um fenômeno natural, e

inferir que ela seja um fenômeno social, cuja gênese, manutenção e transmissão estão a cargo dos

atores sociais.

______________

4

Laraia, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Zahar. Rio de Janeiro, 1986, pg. 63

5

Geertz, Clifford. A interpretação das Culturas. Zahar. Rio de Janeiro, 1973, pg. 15

6

Idem.

7

Geertz, Clifford. A interpretação das Culturas. Zahar. Rio de Janeiro, 1973, pg. 20

8

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