O SIGNIFICADO DA CULTURA, DOS INDIVÍDUOS E DA SOCIEDADE
Resenha: O SIGNIFICADO DA CULTURA, DOS INDIVÍDUOS E DA SOCIEDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabyullarejane • 21/11/2013 • Resenha • 268 Palavras (2 Páginas) • 360 Visualizações
SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDÍVIDUO E SOCIEDADE.
Cultura - Significa cultivar. Genericamente a Cultura é todo aquele complexo que inclui o Conhecimento, a arte, como crenças, a lei, a moral, e todos os Hábitos e aptidões adquiridos pelo Homem.
Individuo - É o conjunto de atributos que constituinte a originalidade, a unicidade de uma criatura, e que a distinguem de outras.
Sociedade - É um conjunto de pessoas que compartilham proposição, gostos, preocupações e costumes, e interagem entre si constituindo uma comunidade.
Segundo o autor o ser humano se relaciona com o ambiente natural, mas também com uma ordem cultural e social específico na qual já está feita antes dele chegar. O organismo humano mesmo com limites fisiológicos manifesta uma imensa plasticidade nas suas respostas às forças ambientais que atuam sobre eles. Aqui o autor fala que o homem tem sua natureza, mas também a constrói e ainda se produz a si mesmo. Por exemplo: O que faz do homem dono dele mesmo é a capacidade de plasticidade (adaptação) que ele tem, ele quando nasce é envolvido em um contexto social que já existe. Repleto de valores e mesmo assim ele dá sua contribuição. Segundo o autor a sociedade é um produto humano, a realidade é uma realidade objetiva e o homem é um produto social. Esta realidade chega à nova geração por meio da tradição. O sujeito já nasce numa realidade institucionalizada com tipificações que dizem como as coisas devem ser.
O processo tipificador é o mediador entre idéias e cotidiano. É como se esse processo fosse um banco de dados onde armazeno as idéias de como as coisas são concretamente falando.
...