A definição de depressão
Trabalho acadêmico: A definição de depressão. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: magoopds • 4/6/2013 • Trabalho acadêmico • 2.367 Palavras (10 Páginas) • 484 Visualizações
DEPRESSÃO
Hoje em dia é comum ouvirmos: “Estou em deprê” ou “Estou down”.
Muitos confundem depressão com “fossa”, “baixo astral”, etc. Na realidade esses sentimentos de tristeza ocorrem com qualquer pessoa, mas são passageiros, não chegam a comprometer o funcionamento da pessoa.
A depressão é um distúrbio emocional. É um estado de sofrimento psíquico caracterizado fundamentalmente por rebaixamento do humor ( estado afetivo básico apresentado pela pessoa ).
Ela pode ser descrita como sendo: “um sentimento de vazio, que invade a alma, sendo mais profundo que a tristeza. É um processo que, alimentado por pensamentos negativos, pode durar por muito tempo.
É como se entrasse num grande buraco e continuasse a cavar em volta. Todas as áreas de atuação vão se tornando comprometidas, fazendo com que a pessoa perca o sentido da vida, não encontrando mais razão para continuar lutando”.
Segundo definição no Dicionário Aurélio depressão é: "Abatimento moral ou físico; letargia; abatimento devido a pressão".
Especialistas acreditam que mais de 10% da população mundial sofre de depres-são.
Existem líderes e até mesmo pais, que ainda não atentaram para um problema gravíssimo, cada vez mais comum entre adolescentes e jovens : a DEPRESSÃO.
Em alguns países a situação é tão acentuada, que muitas vezes têm ocorrido um aumento dos casos de suicídios entre a juventude. Antes que isso ocorra em sua comunidade, estude o assunto conosco e se necessário, procure ajuda especializada.
Tristeza x Depressão = A tristeza normal é diferente da depressão. A tristeza normal é conseqüência dos incidentes ( acontecimentos ) da vida. É de pouca duração, e tende a desaparecer espontaneamente em alguns dias ou meses, dependendo do fator que a moti-vou ( cf. Sl 30.5 ).
Já a depressão é considerada um problema prioritário de saúde pública. É duradoura, persistente. Algo que compromete o nosso bem-estar e a nossa saúde emocional.
O ser humano não deveria, de maneira alguma, queixar-se da MONOTONIA do seu dia-a-dia. Quer ver por quê ?
Monotonia, rotina, mesmice – é um fator altamente destrutivo.
- Vida familiar = casamento.
- Vida profissional = trabalho.
- Vida espiritual = serviço, culto.
Rm 6.4 – Deus deseja renovar a nossa vida a cada dia. Ele gosta de ação, movimento, dinamismo.
Depressão tira o sabor da vida – é aquele peso emocional esmagador de sentir-se sem esperança e incapaz de lidar com a vida.
* Existem os dias em que "tudo vai bem" - tudo está ótimo e todos os projetos estão dando certo ! Dá a irreal impressão de que as dificuldades não existem.
* Existem os "dias comuns" - fazemos nossos trabalhos com a rotina normal, sem notar grandes mudanças. Não nos sentimos "fantásticos", mas também não nos sentimos "péssimos".
* Existem os "dias terríveis" – Não são todos os dias que acordamos com aquele desejo enorme de sorrir para a vida. São dias em que tudo parece dar errado ! Vem sobre nós : desânimo, desespero, dúvida e confusão. Estes períodos podem ser curtos ou longos. Quando persistem, muitas vezes estes tornam-se "DIAS DE DEPRESSÃO".
- Perda do emprego.
- Perda de um bem.
- Perda de uma pessoa querida.
Alguns adolescentes e jovens, têm muita facilidade de entrar em depressão. Quando isso ocorre com muita freqüência, é necessário procurar ajuda. Assim, vamos estudar alguns aspectos da depressão, pois o conhecimento do problema, ajudará na prevenção.
As mulheres sofrem mais de depressão do que o homem, na razão de dois por um, com maior incidência no resguardo, menopausa e idade avançada, como já dissemos. Pessoas adultas, separadas, têm depressão numa proporção de duas vezes maior do que os casados.
CURIOSIDADES:
1) O café é uma nova arma contra as drogas. O café contem substâncias capazes de bloquear a depressão e combater a dependência do alcoolismo. A ingestão de 3 a 5 xícaras de café ao dia melhoram os reflexos e estimulam a mente e os músculos. O café contém Ácido Clorogênico, substância que atua contra a depressão e o desejo de álcool e drogas. Esses ácidos influenciam diretamente na atuação da Dopamina, uma substância responsável pelas sensações de alegria e bem estar, e que é controlada pelos chamados Receptores Opióides.
2) Entre aqueles que já sofreram uma crise depressiva existe uma maior probabili-dade de terem outras crises ao longo de suas vidas. Essa probabilidade varia muito de pessoa para pessoa.
3) Fatores genéticos que podem influenciar o surgimento da depressão. Estudos re-centes revelam que o risco de depressão aumenta se a pessoa tem pai ou mão que tiveram depressão antes dos 30 anos.
4) Quando um gêmeo idêntico tem problema de depressão, há 50% de probabilidade do outro gêmeo também ter depressão em algum momento da vida.
5) Pesquisas apontam que pessoas depressivas têm suposições negativas de si mesmas, levando-as a minimizar a ampliar as experiências ruins e minimizar as boas. Elas contemplam a vida com óculos escuros. Pensamento negativo é um fator causador de depressão ( Fp 3.12-14; Ef 6.17 )
1. SINAIS DA DEPRESSÃO
Veremos agora, alguns sintomas comuns deste problema. Lembre-se que, o fato de você (ou alguém que está aconselhando) se identificar com uma ou outra característica, não o torna necessariamente um depressivo. Entretanto, se estiver convivendo com vários destes sinais, converse com médicos e responsáveis, a esse respeito.
Para ampliar nossa compreensão, vamos citar três autores de livros, que detalham o assunto :
* GARY COLLINS, em "Aconselhamento Cristão" (Ed. Vida Nova,
...