A doença cardiovascular por termo Distúrbio do Ritmo Cardíaco (DRT)
Por: Raquel Silveira • 10/4/2016 • Trabalho acadêmico • 847 Palavras (4 Páginas) • 309 Visualizações
Arritmia
A doença:
A doença cardiovascular por termo Distúrbio do Ritmo Cardíaco (DRT), mais sucedido como Arritmias Cardíacas, consiste por alterações vasculares que provocam modificações no ritmo das batidas do coração e quando não tratada corretamente pode provocar parada cardíaca, doenças no coração ou até mesmo a morte súbita.
A arritmia cardíaca acontece quando os ventrículos se contraem de alguma forma desordenada, alguma alteração faz com que esses ventrículos não se contraiam corretamente, se os impulsos enviados pelo nó sinusal forem demasiados ou muito devagar podem fazer com que o coração tenha batimentos inadequados.
Batidas muito rápidas são chamadas de taquicardia, e as batidas mais devagar são chamadas de bradicardia.
- Taquicardia: [pic 1][pic 2]
Quando o coração tem o seu batimento muito acelerado, tendo mais de 100 batimentos por minuto em estado de repouso, quando o normal é entre 60 a 100 batimentos por minuto. Quando há uma falha na corrente elétrica enviada através do nó sinusal para os músculos responsáveis pela contração das batidas cardíacas, é considerado uma Taquicardia Sinusal, que se deriva por essa ruptura das descargas elétricas vinda do marca-passo natural, este nodo quando desregulado causa um bombeamento elevado de sangue no coração causando uma parada cardíaca, que na qual o coração não esta totalmente “parado”, mas não consegue enviar todo esse sangue bombeado com frequências elevada ao corpo humano.
Existem falhas vasculares também em outros pontos do coração que estimulam a aceleração do ritmo cardíaco vascular, e por não se encontrar no nó sinusal, o chamamos de Taquiarritmia.
- Bradicardia:
Quando o coração tem os seus batimentos cardíacos com frequências retardadas ou até mesmo um compasso alterado do ritmo normal, tendo como é mediamenos de 60 batidas por minuto, causando a insuficiência de bombeamento do sangue arterial para o restante do corpo, causando mal estar durante exercícios físicos ou cotidianos, podendo até trazer a morte súbita (morte repentina), que possivelmente pode ser reversível trazendo o ser humano novamente à vida através de choques elétricos na região do tórax. Este problema pode ser dividida em cardíaca e não-cardíaca.
A cardíaca é mais frequente em pessoas idosas, por se constituir em problemas vasculares do nódulo sinoatrial ou atrioventricular e um baixo fluxo de sangue por conta idade. Em contrapartida, a não – cardíaca pode se constituir por excesso de substancias licitas e ilícitas, causando um desiquilíbrio ou perca de batimentos contínuo.
A Causa:
Fatores internos;
- Pressão alta
- Diabetes
- Problemas nas válvulas do coração ou do músculo cardíaco.
Fatores externos;
- Remédios utilizados para bronquite ou asma
- Remédios para emagrecer
- Estresse
- Café
- Álcool
- Cigarro
- Condições psicológicas como ansiedade e medo.
Sintomas:
Existem diferentes tipos de arritmia, um delas é assintomática e só é detectada após exames com um cardiologista, há outro tipo de arritmia do qual existe os sintomas, sendo eles:
- Desconforto no peito
- Palpitações
- Falta de ar
- Cansaço
- Ansiedade
- Dispnéia
- Vertigem
- Pressão baixa ou alta
- Desmaios
- Confusão mental
- Em casos mais extremos podendo causar morte súbita cardíaca.
Tratamento:
Existem arritmias que se iniciam nos átrios, são as que possuem menos sintomas, o tratamento pode ser por meio de remédios, se os remédios não forem eficazes será necessária uma cirurgia onde será implantado um aparelho chamado ‘’marca passo’’, esse aparelho regula automaticamente o ritmo do coração.
Existem também as arritmias que se iniciam nos ventrículos, podendo causar interrupção na circulação sanguínea de todo o corpo, nesses casos é necessário um choque elétrico no coração para que volte ao seu funcionamento normal, para isso também existe a implantação de um aparelho chamado DCI (Desfibrilador Cardioversor Implantável) que faz o trabalho de propulsionar o choque até o coração.
...