A importancia da familia no ambiente escolar
Por: Rute Cruz • 13/3/2018 • Projeto de pesquisa • 6.600 Palavras (27 Páginas) • 528 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO SUPERIOR DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA ESCOLAR
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
BAURU
2017
Bruno Pereira Xavier
Dalina de Souza Carvalho
Flávia Oliveira Rocha
Michele Ferreira
Rute Daiane Barbosa da Cruz
Vitória de Oliveira Barbosa
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
Trabalho apresentado para a disciplinaPsicologia Escolar, sob a orientação da Prof.ª Rafaela Schiavo.
BAURU
2017
RESUMO
Através da disciplina Psicologia Escolar tivemos a oportunidade de conhecer a atuação do psicólogo em relação às demandas escolares no contexto clínico, institucional e comunitário e estudamos a multiplicidade de fatores constituintes da queixa escolar, analisamos os aspectos históricos, sociais, culturais, afetivo-emocionais, cognitivos e comportamentais envolvidos na constituição da queixa escolar. Além disso, conhecemos a atuação do psicólogo no processo ensino - aprendizagem, considerando o contexto das relações institucionais, a partir da perspectiva da teoria crítica e também no campo da orientação profissional. Discutimos sobre os problemas e as dificuldades que a escola tem que enfrentar no seu cotidiano e percebemos que a relação família-escola tem enorme influência sobre estes problemas.Neste trabalho iremos descrever a importância do papel da família no processo de escolarização da criança, apresentar as formas de participação da família na escola, analisar a relação entre a escola e a família do ponto de vista dos professores, apontando o quanto essa relação é fator significante para o desempenho escolar do aluno e identificar os principais resultados trazidos pela participação da família no processo de aprendizagem.Iremos discutir a hipótese de que a participação da família no âmbito escolar pode influenciar positivamente no desempenho escolar do aluno.Para isto foi realizada uma pesquisa de campo com professores de 1ª à 3ª ano do ensino fundamental de uma escola municipal, que fica localizada no centro da cidade de Pederneiras. Foi utilizado um questionário aonde havia 9 perguntas abertas relacionadas a importância da família no processo de escolarização.
Palavras Chave: Família, Participação, Desempenho Escolar.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.......................................................................................06
- Levantamento Bibliográfico...................................................07
- Objetivo.....................................................................................19
- Hipóteses..................................................................................20
- MÉTODO................................................................................................21
- Sujeitos.....................................................................................21
- Instrumentos............................................................................22
- Procedimentos de Coleta de Dados......................................23
- Procedimentos de Coleta de Análise de Dados...................24
- Ressalvas Éticas.....................................................................25
- ANÁLISE DOS RESULTADOS............................................................
- CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................
- REFERÊNCIAS...................................................................................
- ANEXOS
- INTRODUÇÃO
A preocupação com a temática desta pesquisa iniciou-se no terceiro ano de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP onde através da disciplina Psicologia Escolar tivemos a oportunidade de conhecer a atuação do psicólogo em relação às demandas escolares no contexto clínico, institucional e comunitário e estudamos a multiplicidade de fatores constituintes da queixa escolar, analisar os aspectos históricos, sociais, culturais, afetivo-emocionais, cognitivos e comportamentais envolvidos na constituição da queixa escolar. Além disso, conhecermos a atuação do psicólogo no processo ensino - aprendizagem, considerando o contexto das relações institucionais, a partir da perspectiva da teoria crítica e também no campo da orientação profissional. Discutimos sobre os problemas e as dificuldades que a escola tem que enfrentar no seu cotidiano, como a falta de recursos, inclusão escolar, queixas de comportamento de alunos e um ruim desempenho acadêmico e percebemos que a relação família-escola tem enorme influência sobre estes problemas, então despertou-nos interesse em entender e levantar informações à respeito da importância da família no processo de escolarização.
- Levantamento Bibliográfico
Foi realizado um levantamento bibliográfico, através de buscas em bases de dados nacionais e internacionais com a temática estudada. A pesquisa foi realizada em dezoito artigos científicos.
De acordo com a revisão de literatura de Cia; Barham e Fontaine (2010),é crescente o número de queixas escolares sobre os problemas de comportamento e até do desempenho escolar dos alunos, incluindo a violência escolar, que muitas vezes, estão relacionados com a não participação dos pais no âmbito escolar. Diante dessa realidade, os Psicólogos Escolares, professores e diretores precisam atuar em conjunto para elaborar estratégias para uma maior participação da família na escola e assim diminuir o encaminhamento desses estudantes para escolas ou serviços especiais. Uma das estratégias é trabalhar com os pais, uma vez que os problemas de comportamento e desempenho escolar, estão associados, principalmente, às características das interações familiares, à medida que os membros da família treinam diretamente esse padrão comportamental na criança. As famílias se caracterizam pelo uso de disciplina severa e inconsistente, com pouco envolvimento parental, pouco monitoramento e supervisão dos comportamentos das crianças.
...