TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Resiliência no Trabalho

Tese: A importância da Resiliência no Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  Tese  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da Resiliência no Trabalho

Slide 1Resiliência é um termo proveniente da física que faz referência à capacidade que um corpo possui para recuperar sua forma original depois de suportar uma pressão. Ao ser incorporada a ciência do comportamento foi definida como a capacidade que o individuo possui para superar adversidades e sair fortalecido.

Resiliência não significa invulnerabilidade, está relacionada ao poder que a pessoa tem para enfrentar uma situação estressante e sair recuperada a qualidade da pessoa que não desanima, que não se deixa abater.

Adversidades, dificuldades e até mesmo traumas fazem parte de nossa vida, às vezes de modo mais intenso e marcante para uns que para outros, ou em determinadas épocas que em outras. Mas sempre temos que nos defrontar com questões que colocam em xeque a nossa capacidade de resistir a determinadas pressões. Aqui, nos interessa algo mais do que apenas "resistir", mas lidar com a adversidade de maneira criativa, de modo a dar continuidade à vida, sem que um obstáculo que parecia intransponível seja motivo de paralisação. Aquilo que fora uma pedra no caminho, pode ser motivo para se ir mais longe.

Slide 3 O trabalho é uma das atividades mais importantes do ser humano. Desde a nossa entrada na vida adulta, trabalhar é algo que faz parte integrante do nosso dia-a-dia. Nem sempre o trabalho coincide com a vocação, com a escolha profissional que diz respeito ao particular de cada indivíduo. Mas consideremos aqui o trabalho visto de um ângulo amplo. No nosso cotidiano, saímos todos os dias para trabalhar, e vivemos, em muitos momentos, situações desafiantes. A expressão "matar um leão por dia" ilustra o esforço inúmeras vezes presente na vida diária das pessoas. Se grande parte do uso da nossa energia está aplicada no campo do trabalho, é certo procurar-mos uma maneira de sermos melhores.

Slide 4 A resiliência não é absoluta nem é adquirida,é uma capacidade que resulta de um processo evolutivo que varia conforme as circunstâncias; a natureza humana; e a etapa de vida. A resiliência surge a partir de funções e processos adaptativos normais do ser humano.

A resiliência, fenômeno que tradicionalmente pouca atenção recebeu até este momento; nos últimos anos iniciou a ser objeto de vários estudos. Aplicada à Psicologia,pode ser definida como a capacidade universal que permite a uma pessoa, grupo ou comunidade a possibilidade de prevenir, minimizar ou superar os efeitos das adversidades, saindo não necessariamente ileso, mas fortalecido ou até mesmo transformado . A capacidade de controle permite ao indivíduo perceber, conseqüências previsíveis devidas a sua própria atividade e, conseqüentemente, manejar os estímulos em seu próprio beneficio.

A nossa capacidade em lidar com esses "vendavais" e intempéries que nos tomam no meio do percurso. "Quem sou eu?" e "o que desejo?" são perguntas inevitáveis que nos repetimos.

slide 4 Ser resiliente é uma questão de atitude, isto é, entrar em ação para solução das pressões e adversidades cotidianas. O profissional resiliênte não permite entrar na sintonia do medo e da tristeza, sentimentos estes que paralisam a pessoa impossibilitando a retomada para a ação. Não permitem também experimentar a energia da raiva, pois a raiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com