A palavra "homem"
Resenha: A palavra "homem". Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cervejatarianos • 27/5/2014 • Resenha • 439 Palavras (2 Páginas) • 305 Visualizações
A palavra humanos tem sua origem no latim humanus e designa o que é relativo ao homem como espécie. No decorrer dos estudos da Antropologia podemos perceber as principais correntes de pensamentos que envolve a existência do homem e sua relação com a sociedade no decorrer dos anos e séculos tem se alterado. Prova disso é que ao estudarmos as fases históricas e os principais fatos relacionados, observamos que no período Medieval que se baseava na contemplação das verdades reveladas os principais filósofos da época tinha uma visão teocêntrica do mundo e o homem via na fé a resposta para tudo que o cercava e a usava para explicar sua existência e dessabores da vida. Com a descoberta da América houve uma mudança, do período Medieval para o Moderno, o homem passa a ser o centro das atenções surgindo assim a perspectiva antropocêntrico. Essa perspectiva possibilita ao homem se tornar um sujeito que através do conhecimento subjetivo poderá se tornar autônomo. Deixando de basear toda a sua existência na fé. A partir deste pensamento antropocêntrico surgem outros como o Materialismo, Evolucionismo, Existencialismo e Personalismo. Todos estes pensamento concluem que o homem é um ser social e que está inserido em uma realidade concreta. Isso faz profundas transformações e a uma redefinição da forma como o ser humano se ver no mundo. No Pós Moderna o capitalismo estabelece como sistema econômico, influenciando o social e interferindo no político. O homem se via como um ser social e político, mas com a interferência do capitalismo a visão neoliberalista é aos poucos implantada surgindo assim a priorização da competição. No capitalismo Neoliberal tira de sua responsabilidade tudo o tem relação às questões sociais, onde todos são colocados em uma lógica tecnicista e exclui quem não se adapta, o consumismo é valorizado.
Mas a pessoa humana não se resumem apenas na suas fases históricas e não é somente elas que servem para definir o que e quem somos. Possuímos dimensões biológica, psicológica, social e espiritual. E quando a pessoa compreende as dimensões dela própria isso faz com que conheça a si mesma e com isso implica conhecer as potencialidades, as aptidões, as dificuldades que possa vir a ter ou compreender as que tiveram. Pois ao se vê, se diferencia dos outros indivíduos e passa a ter consciência de responsabilidade, procurando fazer melhor naquilo que lhe compete e ser melhor do que aqueles que estão ao seu redor, com isso a um caminho de autor realização, pois está autoconsciência o leva para a auto realização. A Antropologia Filosófica compreende o homem de forma integral e não fragmentada. Corpo, psique e espirito unificam-se.
...