ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Artigos Científicos: ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Regdanlu • 29/9/2014 • 354 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
O mundo havia ingressado na Era Industrial, deixando a Era da agricultura e o artesanato para trás. As fábricas não paravam de crescer.
No despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito de administração. Suas ideias constituem as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração.
ORIGENS DA ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
As origens remontam as consequências geradas pela Revolução Industrial e podem ser resumidas em dois fatores genéricos:
1. O crescimento acelerado e desorganizado das empresas, ocasionando uma gradativa complexidade em sua administração e exigindo uma abordagem científica e mais apurada que substituísse o empirismo e a improvisação até então dominantes.
2. A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, para se obter o melhor rendimento possível dos recursos e fazer face à concorrência e à competição que se cresciam entre as empresas.
Surge a divisão de trabalho entre aqueles que pensam (gerentes) e os que executam (trabalhadores).
FREDERICK WINSLOW TAYLOR – ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Principal Característica - Ênfase nas tarefas.
Preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário.
A preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional, isto é, no nível dos operários.
Daí a ênfase na análise e na divisão do trabalho do operário, uma vez que as tarefas do cargo e o ocupante constituem a unidade fundamental da organização.
É uma abordagem de baixo para cima (do operário e seus cargos) para o todo (organização empresarial).
Predominava a atenção para o método de trabalho, para os movimentos necessários à execução de uma tarefa, para o tempo padrão determinado para sua execução.
HENRI FAYOL – TEORIA CLÁSSICA
Principal Característica - Ênfase na Estrutura.
Preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas.
A preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais.
Daí a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização.
É uma abordagem de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo (organização) para as suas partes componentes (departamentos).
...