ANALISE PINOQUIO AS AVESSAS
Por: jp12345m • 6/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.274 Palavras (10 Páginas) • 601 Visualizações
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO X
- RESUMO X
- ABORDAGEM HUMANISTA X
- ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA X
- ABORDAGEM TRADICIONAL X
- CONSIDERAÇÕES FINAIS X
- REFERÊNCIAS x
- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão em relação ao livro Pinóquio às avessas do autor Rubens Alves com as abordagens de ensino tradicionais, comportamentais e humanistas, estudadas através da apostila Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem, da autora e professora Roseli Nogueira da Silva Mendes, que foi quem propôs a ideia do trabalho e também auxiliou no andamento deste.
O livro faz alegoria à famosa história de Pinóquio, um boneco feito de madeira por Gepeto que ao começar frequentar a escola, é transformado em um garoto de carne e osso. Porém no livro de Rubens Alves, a personagem protagonista é Felipe, uma criança apaixonada por pássaros e assim como todas as outras, é bastante curiosa e atormentava seus pais com tantos "por quês" sobre as coisas que via ao seu redor, mas na maioria das vezes, seus pais não sabiam como responder e dizia que todas essas dúvidas, o garoto aprenderia quando passasse a frequentar à escola. Felipe então, passa a ficar ansiosíssimo para iniciar logo sua vida acadêmica. Entretanto, quando chega a hora tão esperada, Felipe percebe que a escola não é nada do jeito como o garoto tanto imaginava. Essa escola em que Felipe esta frequentando, os métodos de ensino são baseados nas abordagens tradicionais, onde o professor quem é o dono da razão e do poder e o aluno deve ser passivo e memorizar o conteúdo dado sem questionar.
O que Rubens Alves tenta dizer resumidamente, é que os alunos saem da escola todos iguais, determinados pelo método de ensino tradicional e, ao contrário da história do Pinóquio, no livro, as crianças entrariam de carne e osso e sairiam como robôs, onde podemos refletir que todos são iguais e mais suscetivos a manipulação para facilitar mais tarde no mercado de trabalho, pois o aluno aprende a não questionar seu superior e limita sua capacidade de criatividade e imaginação.
- RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar comparações entre o livro "Pinóquio às Avessas de Rubem Alves", com a apostila “Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem”, citada em sala de aula e escrita por Roseli Nogueira da Silva Mendes. No livro é relatada uma história ilustrada sobre crianças que sofrem com o perigo de ingressar em escolas que não consideram seu potencial e suas capacidades individuais e criativas, com o objetivo de provocar uma reflexão que cause mudanças a favor de uma educação que preserve na criança. Na apostila temos oportunidade de conhecer os Modelos Pedagógicos, Epistemológicos e Psicológicos em Educação, concluindo então que podemos relacioná-los entre si e entender a fundo o que se passa e acontece com a educação, sabendo o que é melhor ou não para cada tipo de criança, apenas usufruindo do nosso conhecimento básico.
Palavras-chave:
ABSTRACT
This studyaims to presentcomparisons betweenthe book "PinóquioàsAvessas by RubemAlves" with the handout"Developmental Psychology and Theories ofLearning"quotedin the classroomand written byRoseliNogueira daSilvaMendes. The bookis conductedan illustratedstory aboutchildren whosuffer from thedanger ofjoiningschools thatdo not considertheir potential andtheir individual abilitiesand creative in order to bring areflectionthat causechangesin favorof an educationthat preservesthe child.In the handout we have opportunity to know about the pedagogical models, Epistemological and Psychological Education, concludingthenwe canrelate themto each otherand understandin depth whatis going on andhappens toeducation, knowing what is better ornotfor each type ofchild,justenjoyingourbasic knowledge.
Keywords:
- ABORDAGEM HUMANISTA
Nesta abordagem o ensino é centrado no aluno, em seu processo de aprendizagem. O professor tem como função facilitar a aprendizagem priorizando o desenvolvimento das experiências e costumes pessoais de cada aluno. Cada um de nós passamos por experiências onde analisadas em conjunto possuímos visualizações diferentes, despertando-nos assim inúmeras curiosidades, nos adquirindo então a construção de um conhecimento. Um trecho que retrata essa parte da abordagem diz: “Felipe era muito curioso. Curiosidade é uma coceira que dá dentro da cabeça, no lugar onde moram os pensamentos. A curiosidade aparece quando os olhos começam a fazer perguntas , os olhos das crianças são sempre curiosos. Elas querem ver o que esta escondido. Querem saber o que esta por detrás das coisas.”
Essa abordagem mostra que não tem um padrão único de aprendizagem que o individuo tem que seguir, mas sim o processo que tem como intuito permitir o indivíduo de explorar suas capacidades e desenvolver todas suas possibilidades de crescimento. Felipe o garotinho da estória pertencente ao livro, vivia esse claramente este processo, tinha curiosidade e era persistente nas respostas, o que para esta abordagem faria de seu processo de aprendizagem menos complexo, ao contrario de como foi devido o uso de outra abordagem denominada “ABORDAGEM TRADICIONAL”, onde se faz a comparação do individuo com uma folha em branco, ou seja, sem conhecimento nenhum, desvalorizando portanto a visão e o mero conhecimento que adquirimos do mundo e das coisas que dele fazem parte, antes da educação aplicada (escolar).
O que para abordagem humanista, a prioridade da educação escolar esta na criação de seres humanos mais felizes e não para a criação de crianças que se encaixe em um único padrão de sociedade, essa abordagem estabelece a liberdade de cada individuo. Liberdade de ser o que quiserem ser, pensarem o que querem independente do momento ou se estão no programa de ensino estabelecido. O que foi bem adversa da abordagem utilizada por Felipe, onde em outro trecho do livro diz: “Felipe se tornou um profissional respeitado, fez doutorado em universidade americana e colocou Ph. D depois do nome ficou rico. Mas a despeito do sucesso profissional, não se sentia feliz”.
...