ANÁLISE ANALÍTICO FUNCIONAL DO FILME: “GÊNIO INDOMÁVEL
Por: 30071995 • 7/7/2016 • Trabalho acadêmico • 863 Palavras (4 Páginas) • 2.893 Visualizações
ANÁLISE ANALÍTICO FUNCIONAL DO FILME: “GÊNIO INDOMÁVEL”.
O filme mostra a vida de Will Hunting, um jovem órfão, que vive se metendo em confusão, que trabalha como faxineiro em uma Universidade norte-americana (MIT). Will é muito inteligente e acaba chamando a atenção de professores da instituição por sua capacidade de resolver questões matemáticas de alto grau de complexidade que haviam sido deixadas em quadro. Então ele é ajudado pelo professor Lombeau, Will tem varias passagens pela policia e o professor o ajuda a ficar fora da cadeia. Lombeau chama seu amigo psicólogo Sean para atender em sessões psicoterapêuticas o jovem Will. E sua vida muda quando um psicólogo consegue realizar o tratamento.
Ações do terapeuta afetam o cliente através de três funções de estímulos: os estímulos discriminativos, são as circunstâncias externas quais alguns comportamentos foram reforçados, tornando-se mais prováveis de ocorrer, os comportamentos eliciados, que são os comportamentos involuntários (cpt operante), e as funções reforçadoras que são as consequências dos comportamentos, que elas sejam as ações e reações do terapeuta em relação ao cliente.
Estímulos discriminativos: Sean reforça o CRB 2, discriminando o cpt de esquiva de Will e fortalecendo a dizer o que deseja, aceitar o amo e a confiar.
Comportamentos eliciados:
Funções reforçadoras:
Comportamentos clinicamente relevantes (CRB) (ocorrer durante a sessão):
- CRB1 - Problemas do cliente que ocorrem na sessão: São esquivas sob controle de estímulo aversivo, cuja frequência deveria ser reduzida ao longo da terapia.
- Will se esquiva de falar sobre das sessões recorrer a assuntos paralelos que domina. Se esquivando nas primeiras sessões com o primeiro terapeuta contando mentiras para ele sobre festas, fantasias e o provocando dizendo que o terapeuta é gay
- Com o segundo terapeuta Will se esquiva “fugindo” do terapia, fingindo estar hipnotizado.
- Com o terceiro terapeuta Will se esquiva falando sobre os livros que estão na sala. comenta dos livros, tece críticas ao terapeuta, fala sobre arte, a mulher do terapeuta.
- Will se esquiva de manter relações com os terapeutas nas sessões por não conseguir manter reações intimas com as pessoas.
- Will tem cpt's agressivos e está sempre se envolvendo em brigas, com isso nas sessões ele provoca os terapeutas com assuntos paralelos para irritá-los, assim como falou da falecida esposa de Sean.
- Will se esquiva da sessão olhando para o relógio durante a terapia e fica em silêncio todo o tempo.
- CRB2: Progressos do cliente que ocorrem na sessão (comportamentos que irão aparecer durante a terapia, diminuindo aparição do CRB1, o desenvolvimento da terapia.)
- Sean leva Will no lago e recorda de suas emoções o contando de sua vida, descreve as contingências, as relações de dependência de Will, conseguindo extinguir, neste momento, a esquiva de Will. Recordar-se e responder com emoção
- Will durante a sessão começa a se abrir, conversar, contar piadas à Sean nas sessões. Diminuindo o CRB 1 do seu cpt agressivo e mostrando-se em alguns momento o cpt de confiar no terapeuta, a dizer o que deseja:. E no decorrer das sessões outros CRB2s fortalecidos foram o Recordar-se e responder com emoção; Aceitar o amor.
- Will conta para Sean sobre Skylar e este reforça o progresso do Will para convidá-la a sair (Usa a regra 3 para reforçar o CRB 2). Ao sair da sessão Will vai conversar com Skylar e a convida para sair.
...