ANÁLISE "VISTA EXTERNA"
Relatório de pesquisa: ANÁLISE "VISTA EXTERNA". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 12121263 • 4/12/2014 • Relatório de pesquisa • 578 Palavras (3 Páginas) • 420 Visualizações
O conceito de estereótipo foi criado em 1922, pelo escrito estadunidense Walter Lippmann. É bastante confundido com preconceito, uma vez que estereótipo acabam se convertendo em rótulos, muitas vezes, pejorativos e causando impacto negativo nos outros. Também porque é uma noção preconcebida e muitas vezes automática, que é incutida no subconsciente pela sociedade.
ANALISANDO O “OLHAR ESTRANGEIRO”
“Temos que firmar nossa identidade”, afirma a diretora Lucia Murat sobre o cinema brasileiro. Não haveria época melhor para discutir a visão que o cinema internacional tem do Brasil que agora, na mesma época em que um longa-metragem pastelão como “Turistas” (2006) chega cutucando essa ferida que há anos insiste em não cicatrizar. A diretora ainda chega a ser mais incisiva: “A tendência, com a globalização, é acontecer mais. Isso só pode mudar quando firmarmos nossa identidade. Foi o que aconteceu com a Espanha e o cinema de Almodóvar. Rompeu o clichê”.
Como dito anteriormente, o documentário mostra produções que caricaturizaram o Brasil, ou seja, recriaram uma imagem do nosso país diferente da realidade. Particularmente, eu não diria que seria uma idéia totalmente distante, como alguns autores chegaram a afirmar. Acredito que, a princípio, muito disso seja verdade. O problema é quando essa idéia inicial é deturpada, exagerada, má interpretada. Acaba por acontecer então uma divulgação equivocada da realidade, no caso aqui explorada, a do Brasil.
Este ensaio é motivado pelo filme recente de Carlos Saldanha RIO (2011) e sua imagem customizada do Brasil em especial do Rio de Janeiro. Filme de grande feito tecnológico da animação, enquanto o conteúdo nos apresenta a velha e boa “receita de bolo” para um filme ser sucesso de bilheteria com a imagem do Brasil no exterior. Notam-se alguns equívocos como a fala dos personagens quando interpretando em português/espanhol, com um sotaque latino, quando não usam expressões típicas da língua espanhola; e o país rodeado por macacos, da corrupção, favelas, contrabando de animais silvestres, entre outros. Seria uma crítica de Saldanha a infra-estrutura brasileira, ou a utilização mais uma vez da imagem já customizada do Brasil que sempre rendeu sucesso de bilheterias no mundo todo.
A Globo é acusada de denegrir a imagem dos evangélicos com a cena da novela "Avenida Brasil" onde uma personagem evangélica tirou a roupa e teve relações sexuais com o ex-marido sob a frase “tá amarrado!”
Evangélicos protestam contra a estereotipização dos evangélicos nas novelas da Globo. Para eles, a novela Avenida Brasil da TV Globo mostrou uma cena em que denegriu a imagem dos cristãos através de uma cena do capítulo no dia 30 de junho em que uma personagem evangélica, ex-atriz pornô, Dolores tirou a roupa e teve relações sexuais com o ex-marido sob a frase “tá amarrado!”.
A cena chocou muitos evangélicos que foram às redes sociais para protestar contra a estigmatização e o desrespeito à imagem dos cristãos. A psicóloga evangélica Marisa Lobo, em entrevista ao site Gospel Voice, afirmou que a Globo “mostra uma caracterização fora da realidade, que ridiculariza a fé dos cristãos sem qualquer conhecimento de causa ou preocupação em ofender uma grande parcela da população brasileira”.
Para
...