APS ARTES
Por: Deisynhagatinha1 • 25/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.366 Palavras (10 Páginas) • 330 Visualizações
[pic 1]
Universidade Paulista – UNIP
Campus Brasília – DF
Alunas: Iulla Milena Ribeiro RA: C21FJJ-0
Deisy de Oliveira Silva C11918-0
Árila Borges de Assis C00494-4
Ediane de Jesus Santos C16HIF-6
Turmas: PD4A30 e PD4B30 Turno: Matutino
Campus: Brasília-DF Profª: Edith Domingues
PROJETO:
SEMANA
CULTURAL
Brasília, 02 de Novembro de 2015.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um projeto dinâmico com os alunos. Numa região onde é muito frequentada devido aos seus belos e harmoniosos pontos turísticos, são necessários que sejam desenvolvidos projetos relacionados à cultura de nossa capital. Tratamos da temática cultural e turística, tornando um referencial a Semana Cultural, pois é a oportunidade onde os alunos recebem instruções e adquirem conhecimento sobre temáticas referentes ao seu dia a dia.
- OBJETIVO GERAL:
Conscientizar os alunos sobre a importância de nossa cultura, tomando como principal, os pontos turísticos de nossa cidade.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Integrar os alunos com as ações da escola;
- Envolver profissionais da área educacional com a finalidade de orientar e colaborar com o desenvolvimento sócio educacional;
- Mostrar aos alunos a diversidade na cultura brasileira, tendo como foco, nossa cidade;
- Relacionar arte/cultura.
ÍNDICE
- INTRODUÇÃO: objetivos gerais e específicos.
1º DIA – Introdução: breve resumo da história de Brasília.
2º DIA – Pontos turísticos da cidade. (Desenho desenvolvido pelos alunos).
3º DIA – Introdução: história do Congresso Nacional.
4º DIA – Passeio ao Congresso Nacional.
5º DIA – Conclusão do projeto.
- BIBLIOGRAFIA
- ANEXOS
1º DIA |
Damos início a nossa Semana Cultural que se estenderá até sexta-feira. Nosso projeto será desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental, onde abordaremos a história de Brasília, falando de sua arquitetura, pontos turísticos, etc. Vamos começar falando de nossa cidade: Brasília, capital do Brasil. Ela foi inaugurada em 21 de Abril de 1960, sendo que sua construção ainda não tinha sido terminada. Foi fundada por Juscelino Kubitschek, que foi o primeiro presidente da república. Está localizada na região Centro-Oeste, no Distrito Federal, praticamente bem no centro do Brasil.
A cidade foi elaborada por Lúcio Costa. Alguns dizem que sua forma foi inspirada pelo formato de uma libélula ou até mesmo inspirada pelo sinal da Cruz, mas formato da área é popularmente comparado ao de um avião. A capital foi planejada para receber apenas 500 mil habitantes no ano de 2000, mas segundo algumas pesquisas, nesse ano a cidade tinha 2,05 milhões de pessoas. Muita gente não é mesmo? Imagine a nossa escola com todas essas pessoas, não caberia de forma alguma. A maioria delas morava na Zona Urbana, ou seja, na cidade, e o restante na Zona Rural.
[pic 2] [pic 3]
Quando o presidente Juscelino Kubitschek tomou posse na presidência, ele chamou um amigo seu para comandar o departamento, ou seja, um setor, que era denominada Urbanística e Arquitetura. Alguém de vocês faz ideia de quem era esse amigo do presidente? Ele se chamava Oscar Niemeyer, e foi um grande arquiteto que contribuiu para a construção de Brasília. Falando da arquitetura, a planta da cidade tem o formato de uma coisa muito conhecida por nós, vocês sabem o que é? Ela tem o formato de uma ave com asas abertas. Para que nossa cidade tomasse esse formato, o presidente Juscelino Kubitschek lançou um concurso para o projeto urbanístico de Brasília. Vinte e cinco projetos foram inscritos, mas o dono do projeto vencedor foi Lúcio Costa, que agradou pelo conceito inovador da cidade horizontalizada, bem diferente do que se via nas grandes cidades brasileiras. E assim como o desenho da ave, o engraçado era que o projeto propunha dois eixos que se cruzaram, um monumental para as obras públicas e outro residencial, que tinha como ideia as superquadras.
A intenção dele era criar prédios com térreo livre e não muito altos, entre as quadras a única diversão seria uma área verde, sem cercas. Brasília cresceu muito mais do que o imaginado e possui milhares de habitantes hoje, pelo menos cinco vezes mais do que o planejado inicialmente. A ideia das superquadras acabou sendo posta de lado, dando surgimento às cidades-satélites. Quem aqui mora em uma cidade-satélite? São 18 cidades que compõe, completam e harmonizam nossa capital. E pra finalizar toda essa história, esse breve resumo sobre nossa capital, temos um fato interessante para quem não sabe, Brasília se tornou Patrimônio Mundial da UNESCO em 1987.
[pic 4]
2º DIA |
Hoje iremos conhecer um pouco mais sobre nossa cidade falando de alguns pontos turísticos aqui presentes.
- Palácio da Alvorada:
É a residência oficial do presidente da república. Foi o primeiro edifício inaugurado em Brasília. Projetado por Oscar Niemeyer tornou-se um dos ícones da arquitetura moderna brasileira. O formato diferenciado dos pilares da edificação deu origem ao símbolo e emblema da cidade, presente no Brasão do Distrito Federal, inclusive no uniforme de vocês.
[pic 5]
- Ponte Juscelino Kubitschek:
É também conhecida por ponte JK. Liga São Sebastião, Paranoá e Lago Sul à área central de Brasília. Foi inaugurada em 15 de dezembro de 2002. Em sua estrutura são 3 arcos assimétricos em planos diferentes que significa uma pedra em movimento, quicando sobre a água.
...