ATIV ESTRUTURADA
Ensaios: ATIV ESTRUTURADA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jdjdjd • 24/6/2014 • 356 Palavras (2 Páginas) • 378 Visualizações
Atividade Estruturada três:
1- Descreva a importância do ideal restaurativo como proposta de Justiça
Desde sempre, nas questões penais, a vítima foi esquecida, pois o foco sempre esteve na figura do ofensor e na aplicação da pena que não pode ser um fim em sim mesmo, visto que seu objetivo é prevenir crimes e reabilitar o criminoso, devolvendo-o a sociedade. Na Justiça Restaurativa a vítima e a comunidade passam a ter um papel importantíssimo neste processo.
Através dos encontros restaurativos entre a vítima e o agressor é possível equilibrar o atendimento às necessidades de justiça da vítima e da sociedade, com a necessidade de reintegração do agressor.
Agora, através da Justiça Restaurativa, vislumbramos a possibilidade da vítima expor seus sentimentos e percepção relativos ao dano sofrido, fazendo seu agressor conhecer o impacto de suas ações e reconhecer o resultado que suas ações causam, mesmo que suas intenções tenham sido outras. Neste contexto a proposta alcança muito mais que a penalidade, mas a justiça esperada pela vítima e pela sociedade, bem como, a reabilitação do agressor.
2- Qual a importância da mediação de conflitos em relação à Justiça Restaurativa ?
O método restaurativo são resultados de práticas possíveis e passíveis de aplicação nos dias atuais, podendo ser exemplificados através da reparação do dano a vitima de crime, tendo em vista que nosso sistema tradicional atribui ao infrator à vinculação a lei e obediência ao juiz quando da sentença, ou seja, não possibilita ao infrator qualquer diálogo, por consequência a insatisfação da vítima.
A importância na aplicação da justiça restaurativa, considerando a proximidade que poderão ter agressor e vítima, na busca da mediação e resolução quanto a reparação do crime praticado pelo suposto autor de um determinado crime.
A Justiça Restaurativa enfatiza a importância de se elevar o papel das vítimas e membros da comunidade ao mesmo tempo em que os ofensores são efetivamente responsabilizados perante as pessoas que foram vítimizadas, restaurando as perdas materiais e morais das vítimas e providenciando uma gama de oportunidades para diálogo, negociação e resolução de questões. Isto quando possível, proporciona uma maior percepção de segurança na comunidade, efetiva resolução de conflitos e saciedade moral por parte dos envolvidos
...