ATIVIDADE A ONDA
Por: Isabela May • 18/3/2019 • Trabalho acadêmico • 647 Palavras (3 Páginas) • 245 Visualizações
Página 1 de 3
O filme analisado, compõe a história de Helen Keller, uma menina surda, muda e cega que foi criada pelos pais, que a consideravam uma criança impossibilitada de aprendizagem. Helen cresceu livre, sem limites e birrenta. Mas a partir do momento em que a professora Anna Sullivan entra em sua vida, com a intuição de ajuda-la, Helen muda completamente.
- Extinção Operante: Para Anna Sullivan reduzir os comportamentos inadequados de Helen, ela aplica a extinção operante. Anna começa a suspender reforços que produziam consequências negativas, ou seja, como a cena do almoço, em que todos estão sentados, Helen passa de prato em prato pegando o alimento com as mãos e ingerindo o mesmo. A mãe de Helen diz para Anna que aquela situação é normal e a professora insatisfeita pede para que possa ficar sozinha com a menina para lhe ensinar como comer adequadamente, dando a comida somente quando a menina age de forma correta.
- Generalização operante e Discriminação de estímulos: Helen Keller é uma criança com problemas físicos, surda, muda e cega. Seus pais a tratavam como uma criança impossibilitada de aprender e a criaram sempre atendendo suas birras e reforçando comportamentos inadequados da menina que a levavam a similaridade de estímulos sociais. Para se comunicar com a mãe, Helen realiza movimentos faciais já com o ambiente ela tenta se familiarizar com objetos.
- Reforçamento operante positivo e negativo: O reforço positivo constitui-se da determinada forma, quando um comportamento desejado for alcançado um reforço é adicionado, ou seja, quando Keller produzia consequências positivas, Anna reforçava esses comportamentos com respostas relacionadas. O reforço negativo diferente do positivo elimina elementos aversivos do ambiente reforçando a continuação do comportamento. Como na cena em que Anna priva Kellen de se alimentar, para que a menina aprenda o comportamento adequado para aquela situação.
- Punição positiva e negativa: Podemos citar como punição negativa a cena em que Helen quer comer com as próprias mãos e então Anna não disponibiliza a comida para ela, isso consiste na redução desta atitude. Anna busca ensinar Helen a ter um comportamento correto em relação a comer, como se alimentar corretamente, sentada e utilizando colher. A punição positiva é o acréscimo de um estimulo, ou seja, Anna Sullivan ensina Helen palavras do alfabeto surdo e mudo como “Leite”, e assim que Helen reproduz a palavra pode tomar o leite.
- Reforçamento operante positivo e negativo: Nitidamente nas cenas do filme, podemos observar reforço positivo, um exemplo é quando Anna Sullivan começa a ensinar Helen as letras do alfabete, sequentemente, formando palavras como Boneca e Bolo, a qual assim que Helen repetisse com as mãos a palavra era reforçada com o objeto citado. Assim que Helen faz sinais de Boneca, Anna dá a boneca para ela. Já o Reforço negativo, podemos citar quando Anna leva Helen para uma casa onde somente ficarão as duas, para que os pais de Helen não interfiram no processo de modelagem que Sullivan está tentando aplicar na criança.
- Processo de Modelagem: Modelagem de comportamento, é um processo pelo qual determinados comportamentos vão sendo incentivados até adquirirem uma forma determinada – Skinner. Como já citamos nesta análise, observamos que Anna Sullivan, professora de Helen Keller, aplicava métodos do processo de Modelagem, como, ensinar o alfabeto de surdo e mudo para que Helen reproduzisse as mesmas palavras ensinadas, para assim conseguir o que objeto que representava a palavra ensinada.
- Imitação e Reforçamento: O Reforçamento é a consequenciação de um comportamento aumentando a probabilidade de sua ocorrência, e é assim que Anna Sullivan procura doutrinar com Helen Keller. Como sabemos sobre a imitação, que o comportamento de quem imita é mais preciso ao comportamento do imitador. Podemos analisar a cena em que Anna elabora caretas, para demostrar tristeza e alegria e leva a mão de Helen ao seu rosto. Helen por sua vez faz exatamente os gestos (imita) que Sullivan demostrou associando a determinadas atitudes de tristeza e alegria.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com