ATIVIDADE DA DISCIPLINA DE PSICOPATOLOGIA E SAÚDE MENTAL
Por: Dallyonestrela • 22/2/2022 • Trabalho acadêmico • 256 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE CEUMA CURSO DE PSICOLOGIA
Dallyon Serra Estrela
Atividade da disciplina de Psicopatologia e Saúde Mental II
Atividade entregue à disciplina de Psicopatologia e Saúde Mental II.
Profª. Ma. Rafisa Lobato
Fragmento de caso clínico:
O senhor X, de 20 anos, solteiro, como de costume, estava participando de culto em uma igreja. Após uma oração dita fervorosa, ele começou a apresentar os seguintes comportamentos: iniciou com um choro incontrolável, seguido de pulos, giros, e o falar de uma língua diferente. Este comportamento persistiu por 5 minutos. Ainda muito eufórico, repentinamente o senhor X caiu e ficou desmaiado no chão, ele estava inerte, como se estivesse morto. Antes do término da reunião naquele contexto religioso, o senhor X levantou-se alegando ter sido renovado pelo Espírito de Deus e aparentando estar muito bem, voltou para casa e seguiu sua rotina normalmente.
Avaliação do caso clínico: Analisando o caso em questão é importante observar os seguintes pontos: 1) o fato do caso clínico acontece dentro de uma igreja, 2) os comportamentos de chorar, pular, girar, seguidos de uma espécie de desmaio, acontecem em um curto espaço de tempo, 3) o sujeito do caso acima descrito retornou a sua rotina normalmente e aparentava estar bem após a experiência vivida.
Portanto, considerando que o transe acontece em um contexto cultural que o justifique, ou seja, dentro de uma igreja. Avaliando que a experiência vivida ocorreu em um tempo delimitado e gerou um resultado benéfico ao sujeito, não dando prejuízos ocupacionais e nem sociais, pois, ele retornou a sua rotina normalmente, o transe experienciado pelo senhor X não é patológico.
[pic 2]
...