ATPS: Conflitos associados a diferentes personalidades dentro da organização
Seminário: ATPS: Conflitos associados a diferentes personalidades dentro da organização. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ellenluucas • 23/9/2014 • Seminário • 853 Palavras (4 Páginas) • 296 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo mostrar os conflitos relacionados às diferentes personalidades dentro de uma organização.
Tem como abordagem caracterizar os traços de personalidade através da teoria do big Five, este composto por: Extroversão, Agradabilidade, Consciência, Estabilidade Emocional e Abertura à Experiência.
Esses traços são aplicados em cada funcionário de um Pet Shop (Pet Glamour), onde cada setor é prejudicado através de cada percepção e implicação negativa de cada colaborador, vai desde a diretoria até o operacional.
O presente material é composto começando pela tabela de “Comportamento Individual” onde mostra detalhadamente cada característica comportamental dos funcionários do Pet Shop, dando continuidade com o relatório onde contem uma breve apresentação do que seria necessário ser feito para melhorar o trabalho em equipe; Em seqüência uma 2º tabela composta pelos “Fatores que motiva e desmotiva” os diretores dessa empresa e que também possui um 2º relatório dando sugestões de comportamento que cada um deveria adotar para melhoria do relacionamento da organização; Logo composta por uma última tabela onde colocamos pontos que implicam no stress da gerência.
A metodologia utilizada foi baseada em um organograma de uma empresa, nome fictício (Pet Glamour).
PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO. PERCEPÇÃO/CONCEPÇÃO E COMPORTAMENTO INDIVIDUAL – ETAPA I
Passo 01: Tabela de Comportamentos Individuais
"TABELA DE COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS"
Nome Traços Personalidade Percepção Negativa Implicação Negativa
Alba Lorenzão Extroversão Individualista, não coopera com as necessidades da empresa. Não tem iniciativa de ajudar outros departamentos.
Anita Túlio Abertura a experiência Se sente incapaz. Não expõe suas idéias.
Léa Julio Abertura a experiência Se sente incapaz. Não expõe suas idéias.
Éder Seles Abertura a experiência Falta de humildade e autoconfiança em excesso. Não sabe ser flexível quanto a opinião dos demais.
João Maria Consciência Assume todas as responsabilidades, mesmo não sendo assuntos relacionados á administração. Não tem autoridade para dividir cada responsabilidade a seu devido departamento.
Ruy Leme Consciência Não impõe respeito. Por falta de comunicação entre as gerências.
Leila Xavier Extroversão É fechada e não tem comprometimento. Não tem comprometimento com a organização, muitas faltas e atrasos.
Elaine Vérner Estabilidade Emocional É fechada e não tem comprometimento. Não tem comprometimento com a organização, muitas faltas e atrasos.
Passo 04: Relatório “Tabela de Comportamentos Individuais”
Alba Lourenzão – Sócia do Pet Glamour:
Não tem iniciativa para ajudar outros departamentos, deveria ser mais cooperativa, ter flexibilidade e estar aberta a novas propostas.
Anita Júlio Jordão e Léa Júlio Jordão – Profissionais do Banho:
Se sentem desvalorizadas, pois são menosprezadas. Deveriam aperfeiçoar seus conhecimentos (tosa), para alcançar seu melhor desempenho e não ser mais “humilhadas”.
Éder Seles – Profissional da tosa:
É individualista e não conhece o que é trabalho em equipe, fala sem pensar. É fundamental que ele tenha mais humildade e se envolva com a equipe.
Elaine Vérner e Leila Xavier – Vendedoras:
Não tem comprometimento com a organização, e são dispersas. Precisam buscar qualificação profissional e se adequar ao perfil de disciplina da empresa.
João Maria Lorenzão – Sócio Administrador:
Não tem voz ativa na organização, é muito relevante aos conflitos existentes, e não possui o perfil de “líder”. Ele precisa se atualizar para adquirir novos conhecimentos e conseguir resolver os conflitos da empresa.
Rui Leme – Gerente:
...