ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO CLÍNICO-INSTITUCIONAL
Por: aides • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 375 Palavras (2 Páginas) • 428 Visualizações
[pic 1]
AIDES OLIVEIRA COELHO
ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO CLÍNICO-INSTITUCIONAL
Feira de Santana
2014
AIDES OLIVEIRA COELHO
ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO CLÍNICO-INSTITUCIONAL
Trabalho apresentado como requisito parcial para o Curso de Extensão Universitária em Psicopedagogia Clínica da ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil.
Orientador-Tutor: Maria da Ressurreição Coqueiro Borges
Feira de Santana
2014
Refletir sobre a atuação do psicopedagogo induz a entender a necessidade de sua atuação em diversos contextos, não se atendo apenas a educação, mas a diversos locais que envolvem o desenvolvimento dos indivíduos nas relações cognitivas e sociais, por isso, Eidelwein (2010) observa que como o foco da psicopedagogia é a aprendizagem e ela ocorre em diversos espaços, pode se pensar neste profissional nas diversas instituições.
Para Eidelwein (2010) o psicopedagogo atua nas instituições escolares realizando estudos sobre o comportamento do aluno e identificando fatores que remete a dificuldades de aprendizagem, mas, atualmente busca outros locais de atuação entre os quais as instituições hospitalares, onde realiza atividades que remete a humanização no cuidado ao paciente e suas dificuldades cognitivas em relação ao processo da doença, atuando em grupos que trabalham o diálogo entre o paciente e a família.
Para Grassi (2009) a psicopedagogia tem por função compreender o processo de aprendizagem humana e suas dificuldades, podendo ser incluído o contexto da educação por estudar o ensino e seus componentes, rompendo com as estruturas dimensionais da educação e ampliando o conhecimento sobre como é o desenvolvimento do aluno para compreender suas dificuldades de aprendizagem e reconstruir novas aprendizagens.
Para atuar em diversos contextos institucionais, o psicopedagogo desconstrói e reconstrói conhecimentos próprios sobre o fazer, rompendo com estigmas que sua formação é em alguns espaços determinados e passando a atuar em todos os contextos, entendendo o seu trabalho como meio de problematizar as diversas situações sociais que envolvem o conhecimento.
Assim, as tarefas do psicopedagogo é de administrar conflitos, trabalhar com grupos, propor reflexões, identificar sintomas de dificuldades de aprendizagem, auxiliar na definição de cargos, desenvolver estratégias para a prática pedagógica, realizar mediações, levantar hipóteses, observar, entrevistar, fazer sondagem, encaminhar e orientar as pessoas nos diversos espaços que envolve educação, trabalho e saúde.
REFERÊNCIAS
EIDELWEIN, Monica Pagel. Psicopedagogia no âmbito da Instituição Hospitalar. In.: KOPZINSKI, Sandra Difini (Org.). Percursos Psicopedagógicos: entre o saber e o fazer. Novo Hamburgo: Feevale, 2010.
GRASSI, Tânia Mara. Psicopedagogia: um olhar uma escuta. Curitiba: Ibpex, 2009.
...