Abordagem Piagetiana
Dissertações: Abordagem Piagetiana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Erisnicy • 10/2/2015 • 796 Palavras (4 Páginas) • 523 Visualizações
FONTANA, Roseli; CRUZ, Maria Nazaré da. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Editora Atual, 1998.
"Papai, por favor, corte este pinheiro - ele faz o vento. Depois que você cortar ele, o tempo vai ficar bom e a mamãe me leva para um passeio."
"Mamãe, quem nasceu primeiro, você ou eu?"
Jean Piaget nasceu na Suíça, em 1896 e faleceu em 1980, aos 84 anos de idade.
Formou-se em Ciências Sociais em 1915 e, em 1918, doutourou-se nessa mesma área.
De 1921 a 1925 elaborou os princípios e fundamentos de sua teoria do conhecimento, abordando temas gerais, tais como, relação entre pensamento e linguagem (1923), desenvolvimento, na criança, do julgamento e do raciocínio (1924), da representação do mundo (1926), da causalidade física(1927) e do julgamento moral (1927).
Ne 1925 a 1931, como nascimento de seus filhos, dedicou-se à observação de bebês, elaborando análises sobre a construção do real e o desenvolvimento da inteligência.
Na década de 30, ajudado por seus colaboradores, concentrou a pesquisa na gênese das noções de quantidade, número, tempo, espaço, velocidade, movimento, mensuração, lógica e probabilidade.
Na década de 40 abordou o desenvolvimento da percepção.
A partir de 1950, voltou-se para a sistematização teórica da epistemologia genética.
Em 1955 fundou o Centro Internacional de Epistemologia Genética.
Na década de 70 estudou os mecanismos de transição que impulsionam e explicam a evolução do desenvolvimento cognitivo.
A biologia impulsionou seus estudos para o entendimento da questão adaptação do organismo ao meio. A epistemologia encaminhou suas perguntar sobre o conhecer humano, diferente do animal por atingir o conhecimento lógico-abstrato. Estas duas áreas foram articuladas a partir de estudos empíricos, no âmbito da psicologia do desenvolvimento.
Há relações entre organismo e meio são relações de troca, pelas quais o organismo adapta-se ao meio e, ao mesmo tempo, o assimila, de acordo com suas estruturas, num processo de equilibrações sucessivas.
Psicologia genética: busca das origens e dos processos de formação do pensamento e do conhecimento.
Conhecer é organizar, estruturar e explicar a realidade a partir daquilo que se vivencia nas experiências com os objetos do conhecimento. Pressupõe a organização da experiência num sistema de relações.
Inteligência: caso particular de adaptação biológica
Um organismo adaptado ao meio é aquele que interage com o mesmo, mantendo um equilíbrio entre suas necessidades de sobrevivência e as dificuldades e restrições impostas pelo meio.
Assimilação: ao agir sobre o meio, o indivíduo incorpora a si elementos que pertencem ao meio; as coisas e os fatos do meio são inseridos em um sistema de relações e adquirem significação para o indivíduo.
Acomodação: modificação das estruturas de pensamento do indivíduo.
Adaptação intelectual é o equilíbrio progressivo entre o mecanismo assimilador e a acomodação complementar.
Por meio do processo de assimilação/acomodação o organismo adapta-se ao meio (elaborando conhecimento sobre ele), o seu próprio funcionamento cognitivo vai se estruturando, se organizando.
Reflexo: reações automáticas desencadeadas por certos
...