Adolescencia - Contardo Calligaris
Artigos Científicos: Adolescencia - Contardo Calligaris. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: naburgon • 26/3/2014 • 547 Palavras (3 Páginas) • 1.243 Visualizações
1. A adolescência como moratória
Adolescente:
Aquele que teve tempo de assimilar os valores mais bem compartilhados na comunidade onde vive;
Cujo corpo chega à maturação necessária para que ele possa afetiva e eficazmente se consagrar as tarefas que lhe são apontadas por esses valores, competindo de igual para igual com todo mundo;
Para quem neste momento é imposto à moratória.
Moratória:
Período no qual os adolescentes não são mais vistos como crianças, porém, ainda não recebem reconhecimento por estarem aptos à vida adulta. Ficam sob a tutela dos mesmos, preparando-se para sexo, amor, trabalho, sem produzir, ou seja, a “autorização” para a vida adulta é postergada.
A adolescência como reação e rebeldia:
A rebeldia nasce como efeito do período de moratória que causa certo paradoxo entre a capacidade de independência e a não permissão na mesma por julgá-los não aptos e também pelo fato dessa fase ser tão idealizada pelos adultos, “obrigando-“ a ser feliz.
A adolescência idealizada:
A adolescência é um ideal visto pelos olhos dos adultos por ser um momento particularmente feliz e o qual os adolescentes deveriam ser felizes, mesmo estando em uma transição da qual não é visto como criança mais e também não é considerado um adulto, instalando-se entra contradição.
Duração da adolescência:
- Início da puberdade
- Indefinição, pois não há ao certo o conceito concreto de homem ou mulher, não dando margem então para se definir o adolescente.
2. O que eles esperam de mim?
Insegurança
O adolescente perde (ou, para crescer, renuncia) a segurança do amor que era garantido à criança, sem ganhar em troca outra forma de reconhecimento que lhe pareceria, nesta altura, devido. O adolescente não é nada, nem criança amada, nem adulto reconhecido.
Interpretar os adultos
O próprio sucesso das interpretações produzidas sobre os adultos, trás o desencontro dos dois. Pois o adolescente acaba eventualmente atuando, realizando um ideal que é mesmo algum desejo reprimido do adulto; desejo do qual se reprimiu, pois o queria esquecê-lo. Por consequência, o adulto só pode negar a paternidade desse desejo e se aproveitar da situação para reprimi-lo ainda mais no adolescente.
3. Como conseguir que me reconheçam e admitam como adulto?
Adolescente gregário:
Aquele que transforma sua fase de vida em um grupo social, ou seja se reconhecem como pares, não existindo para tais a fase da moratória que os adultos os impõe.
Adolescente delinquente:
Aquele que quando percebe que não foi reconhecido da maneira que esperava, e para tal usa de violência, ignorância afim de colocar fim a uma moratória
...