Agressão e violência
Projeto de pesquisa: Agressão e violência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Misna • 16/9/2014 • Projeto de pesquisa • 2.357 Palavras (10 Páginas) • 282 Visualizações
AS FACES DA VIOLÊNCIA
Trabalho desenvolvido na disciplina de
psicologia apresentado à Anhanguera
Educacional como exigência para a
avaliação na Atividade, pratica
supervisionada sob orientação
do professor Eliezer Santos
São Paulo
2014/04
SUMÁRIO
INTRODUÇÂO........................................................................03
Agressividade e violências: fenômenos diferentes..................04
A violência: um fenômeno multideterminado.............................04
A violência e suas varias expressões.........................................05
O adolescente no cenário da violência........................................06
O encarceramento como medida óbvia........................................07
A potência frente à violência.......................................................08
Bibliografia...................................................................................09
INTRODUÇÃO
A violência é um fenômeno que se manifesta desde que existe a historia da humanidade, ela se constitui em uma gestão psicológica, que afeta principalmente quem vive nos grandes centros urbanos.
O tema violência vem sendo discutido cada vez mais em diversas áreas do conhecimento, inclusive o campo da psicologia.
Procurasse entender porque a violência tem se generalizado de forma tão banal em todos os lugares do mundo, porque se perdeu o respeito, a tolerância, a compreensão, a solidariedade e outros sentimentos que com certeza evitaria tanta violência.
Nessa pequena pesquisa tentamos explicar que a agressividade é um sentimento natural do ser humano, considerado como autodefesa, porém quando isso passa a invadir ou agredir o outro passa a ser violência. Tentamos também desmistificar a historia de que a pobreza é o único fator que gera violência, o que não é real, pois existem vários fatores que envolvem dinheiro e poder e gera uma violência muito maior.
Na nossa realidade atual quem mais sofre com a violência são os jovens, já que eles por causa da imaturidade e da fácil persuasão, são presas fáceis para o mundo do crime, que acaba os levando a um sistema prisional que da forma que esta dificilmente consegue recuperar alguém, já que os responsáveis pelas instituições não tem nenhum projeto que estimule esta reabilitação.
AGRESSIVIDADE E VOLÊNCIA: FENÔMENOS DIFERENTES
A afirmação “O ser humano é agressivo” quase sempre causa um grande impacto a quem ouve, más a verdade é que a agressividade é um impulso e isso dizer que nem todo mundo consegue ser bonzinho o tempo todo. A agressividade está relacionada com as atividades dos pensamentos, portanto pode ter fantasias altamente destrutivas, ou seja, a agressão pode se manifestar por qualquer motivo por mais banal que ele seja.
A agressividade também pode ser considerada uma forma de defesa para a nossa integridade física ou psicológica, já que é natural do ser humano e é responsável, por exemplo, pela capacidade de enfrentar soluções novas, desconhecidas e esta associada com a capacidade de autodefesa. Pessoas que não conseguem expor esta agressividade natural acabam se tornando deprimidas, autodestrutivas, autopunitivas, com baixa falta de entusiasmo pela vida e isso acaba às tornando pessoas rancorosas e fechadas. Porém quando está mesma agressividade passa a destruir, invadir, controlar, subjugar, dominar e manipular as outras pessoas passa a ser violência.
A violência é o uso desejado da agressividade com fins destrutivos, é planejada por tanto, tem uma racionalidade. E implica sempre uma relação de poder em que alguém tem sobre o outro, e sempre há um prejuízo físico, psíquico, social, para a vitima da violência. A violência tem sempre uma dupla face: revela o social e o individual.
A VOILÊNCIA: UM FENÔMENO MULTIDETERMINADO
A violência é um problema social cuja produção é codeterminada por fatores históricos, econômicos, sociais, culturais, demográficos, psicológicos etc...
Um dos aspectos da violência mais discutidos no mundo atual é a desigualdade social, mas apesar de ser um agravante das situações de violência, as pesquisas mostram que a pobreza não é o fator determinante para o comportamento violento, mas sim a desigualdade social, ou seja, a violência existe em países de todas as classes sociais, porém é maior onde a desigualdade é intensa.
Durante muito tempo afirmava-se que a pobreza era sim o fator que desencadeava a violência, então poderíamos pensar que toda pessoa pobre seria criminosa. Não podemos discutir que a violência gera situações difíceis associadas à pobreza, já que a população considerada “pobre” sofre com discriminação e preconceitos, que acaba os tornando alvos mais fáceis para um mundo tão violento.
O termo desigualdade social pode ser compreendido de varias formas: desigualdade de oportunidade, de renda, de resultado, de gênero entre outras, e estes são realmente todos os desencadeadores da violência.
Os jovens são um bom exemplo de todos estes problemas sociais, pois há aqueles que têm uma família estrutura, uma boa condição financeira e boa educação, porem acaba indo para o mundo do crime, das drogas e acabam cometendo varias atrocidades contra a própria família e na contramão desses jovens vêm aqueles que nasceram numa família pobre e desestruturada, mas conseguem se manter longe das drogas, do crime e da violência.
Portanto
...