Análise do Filme a Revolução do Bicho
Por: Tatyanne Pinho • 15/12/2017 • Trabalho acadêmico • 508 Palavras (3 Páginas) • 527 Visualizações
Análise do filme A Revolução dos Bichos
O filme conta a historia de uma pequena fazenda em que os animais cansados de serem explorados pelo dono da fazenda Sr. Jones. Liderados pelo Porco Major começam um processo de revolução e tomam o poder da fazenda. E os porcos tonam-se lideres dos outros animais.
Durante todo o processo de revolução o inimigo é aquele que anda com duas pernas, então eles dispensam o S.R., Jones porque não queriam serem escravos dos humanos e então conquista sua soberania.Com o passar do tempo os porcos aprendem a ler e a escrever e descobrem que todos são iguais só que alguns ‘’são mais iguais que os outros’ ’E então temos dois porcos o porco bola e o porco Napoleão o primeiro queria construir um moinho mas o Napoleão foi contraporem Napoleão realiza um plano para que o porco de Bola seja taxado como traidor.
O que ocorre no decorrer do filme é um processo de ditadura onde os mais simples trabalharam muito mais e se tornaram escravos e os porcos se uniram aos humanos e tiram vantagem dos mais desfavorecidos. Os que refletiam ou tentavam realizar uma revolução eram aniquilados ,mortos e no final do filme os porcos continuaram dominando e agora andando com duas patas como os humanos. Eles deixaram de lado os valores determinados sobre duas pernas ruins e toda ideologia do Sr. Jones onde todos somos iguais.
Deixando de lado a visão política (que é de grande envolvimento tanto no passado como contemporaneamente)mas a encontro com a disciplina institucional., percebe-se a questão das classes e de regras e normas que eram instituídos e instituintes ,os que almejavam por mudança e que realizaram essa mudança são as características instituintes que foram se normatizando e regulamentadas se tornaram instituídos.
Porem esse processo desencadeou um processo de dominação, onde as regras tais como determinadas e estabelecidas não obteve oxigenação para a mudança, já que alguns eram alienados, ou seja, submetidos de um processo de produção do desconhecido, da ignorância para se manter a regras e deixar como naturais. E outro fator é de aniquilação dos poucos que sabiam das reais situações por trás de todo o processo. Entende-se que os porcos que tinham o conhecimento com o decorrer do tempo morriam e instituinte foi se calando e se fechando com a opressão dos dominadores. Entende-se que o processo de dominação surgiu com intuito de reproduzir o desconhecido para que todos assimilem como natural e sem mudança, toda a processo que ocorreu no filme.
O processo de instituinte e instituido se agrega a uma dinâmica que a um determinado tempo em uma estrutura do estado que quer manter o poder, há um processo de conservadorismo e de não aceitação a mudança.
Ao final do filme percebemos que os porcos só queriam os privilégios. Os valores da revolução foram esquecidos e modificados e os animais que viviam antes da revolução foram morrendo e as lembranças de como eram antes da revolução também. Ao final os porcos se unem aos humanos quebrando a principal regra da revolução.
...