Antropologia
Por: LinadiCastro • 3/12/2015 • Resenha • 524 Palavras (3 Páginas) • 1.276 Visualizações
UNIVERSIDADE CEUMA
CURSO DE PSICOLOGIA
Atividade Substitutiva I
Trabalho elaborado pela acadêmica Maria Pedrolina da Silva Castro como exigência do curso de graduação em Psicologia da Universidade Ceuma, sob a orientação da professora Isanda.
SÃO LUÍS
2012
1. Explique, a partir das leituras da disciplina, como os meios de comunicação e os livros didáticos criam e reforçam valores etnocêntricos. Exemplifique.
Dentro do âmbito dos estudos sobre as questões culturais, emerge o etnocentrismo como ponto de debate, com obras representativas de visões de mundo fundamentadas rigidamente em valores e modelos específicos, com autores que julgaram o outro a luz de seus próprios referenciais. O que é compreensivo, já que quando um determinado grupo entra em contato com práticas culturais distintas da sua, o estranhamento e o medo são reações comuns, forjando conclusões equivocadas e preconceitos. Esta situação terminou cunhando uma historiografia na qual a diferença foi transformada em hierarquia, onde o outro foi reduzido a um inferior, categorizado como bárbaro, selvagem ou não humano. Mas no decorrer do século XX, com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, o cinema; a televisão e a internet tornaram-se instrumentos de trocas culturais intensas, e os contatos individuais e sociais passaram a ter não um, mas múltiplos pontos de origem. Desde então as trocas culturais são feitas em tal quantidade que não se sabe mais a origem delas. Elementos de culturas antes pouco conhecidas aparecem com força em muitos lugares, ao mesmo tempo. As expressões culturais dos países centrais, como os Esta¬dos Unidos e algumas nações da Europa, proliferam-se em todo o mundo. As culturas de países distantes ou próximos se mesclam a essas expressões, construindo culturas híbridas que não podem ser mais caracterizadas como de um país, mas como parte de uma imensa cultura mundial. Isso não significa que as expressões represen¬tativas de grupos, regiões ou até de nações tenham desaparecido. Elas continuam presentes e ativas, mas coexistem com essas culturas híbridas que atingem o cotidiano das pessoas por meios diversos, como a música, a pintura, o cinema e a literatura, normalmente fomentadas pela concentração cres¬cente dos meios de comunicação.
2. O Deputado Marcos Feliciano, recentemente vem sendo acusado de homofobia. Segundo ele "a aids é uma doença gay". Explique, a partir das leituras utilizadas na disciplina, por que seu posicionamento é etnocêntrico? Justifique.
Sendo o etnocentrismo um conceito da Antropologia que define como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades. Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos, atitudes preconceituosas,
...