Antropologia de Gênero
Por: João Belavenute • 12/9/2016 • Dissertação • 310 Palavras (2 Páginas) • 829 Visualizações
Trabalho Antropologia – Texto 10 “Antropologia e Gênero’’
Em algum momento da vida, já nos deparamos com frases do tipo “Isso é trabalho de homem” ou “O trabalho do homem é sustentar a família e o da mulher é cuidar da casa”. Esses argumentos estão inseridos num tema muito importante a ser debatido, o gênero.
“Gênero.” Def. 4. Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2004. A forma como se manifesta, social e culturalmente, a identidade sexual dos indivíduos.
Gênero vai muito além de ser homem ou mulher, macho ou fêmea, ele vem de toda uma construção social e cultural durante a vida do indivíduo e do ambiente em que ele está inserido, influenciando em seu comportamento. Além de diferenças biológicas, como par de cromossomos ( homem sendo XY e mulher XX) e dos órgãos reprodutores, homens e mulheres não são tão diferente quanto pensamos mas isso não impediu que fossem empregadas diferentes atividades para cada um durante todo o processo de evolução humana.
Durante muito tempo, tarefas que exigiam esforço físico eram remetidas aos homens, como caçar alimento, trabalhar na agricultura e tarefas como cuidar dos filhos e da casa eram para as mulheres, porém, notamos ao longo dos anos que esses papéis não são mais determinantes para cada sexo e funcionam apenas como estereótipos.
Segundo KOTTAK, Conrad Phillip (2013) estereótipos de gênero são idéias simplistas, mas fortemente arraigadas, sobre as características de homens e mulheres. Essas tarefas estereotipadas são muito generalistas, mas há exceções como o grupo indígena Hidatsa, o qual as mulheres exercem o trabalho braçal de construir barcos.
O homem por possuir maior força física para atividades no domínio público como caça e pesca, possuía um maior valor ou status social do que a mulher que realizava atividades voltadas para o doméstico ou privado e com isso criando uma estratificação por gênero.
A estratificação por gênero foi diminuindo com o surgimento de sociedades matrilineares
...