Análise a Relação entre trabalho, contexto social e a produção de subjetividade
Por: Bossyn Marcelo • 18/10/2017 • Dissertação • 277 Palavras (2 Páginas) • 302 Visualizações
Analise a relação entre trabalho, contexto social e a produção de subjetividade.
O trabalho é a protoforma do ser social, foi através do trabalho que a humanidade deu um salto da condição biológica para a condição social. Partindo do conceito, de Karl Marx, onde o homem constitui e é constituído pelo contexto a qual está inserido, podemos refletir sobre o trabalho que também é um elemento constitutivo do ser, pois lhe designa caráter, identificação e individualização e desta forma, é o que diferencia as pessoas umas das outras. É o elemento básico das relações sociais, denotado como um símbolo de liberdade.
Porém, algumas situações de trabalho causam sofrimento e adoecimento, tais situações passam pelo contexto de trabalho precário, fatores de risco e a negativa ou impedimento do trabalhador fazer o uso de si para si e para os outros. Ainda, ao executar uma atividade que vai além de suas capacidades, o trabalhador vive a dramática do uso de sí e é preciso que este crie renormatizações como estratégias de enfrentamento, o que irá agir como mecanismo de proteção contra o adoecimento.
Por outro lado, o trabalho tem um recurso terapêutico quando ele é central na organização da vida do trabalhador. Quando através dele o indivíduo se encontra no mundo, quando a ele é atribuído o crescimento pessoal, familiar, social e financeiro. A relação entre subjetividade e trabalho nos leva a análise dos modos como os sujeitos dão sentido e vivenciam suas experiências de trabalho tendo por foco o modo como eles fazem a experiência de si mesmos. A relação entre subjetividade e trabalho está em constante transformação de acordo com o contexto de vida a qual o sujeito está inserido.
...