Análise do filme: Amour (2013)
Por: Stephanie Dovelloriv • 2/4/2019 • Dissertação • 433 Palavras (2 Páginas) • 391 Visualizações
Análise do filme: Amour (2013)
O filme conta a história de um casal de idosos, Anne e George, que são muito apaixonados um pelo outro. Em um determinado momento, Anne age de maneira a preocupar o marido – ambos estão conversando e a mulher simplesmente não reage.
Aos poucos, a mulher começa a ficar cada vez mais debilitada, fazendo com que dependa do esposo para quase tudo. George não parece enxergar a situação como algo ruim, ou desagradável no início, mas é notável que Anne se sente desconfortável por depender do marido.
Em certo momento, George resolve contratar uma enfermeira para ajudá-lo a cuidar de sua mulher, mas a contratada não se demonstra muito profissional, tratando Anne de modo inapropriado, o que faz George demiti-la.
A filha do casal demonstra preocupação com a mãe, mas não faz muito para ajudar os pais no cuidado com a idosa, acreditando que o pai se sobrecarrega ao cuidar da mãe em período integral e o critica por isso.
Ao ver o sofrimento da amada, George não aguenta e acaba sufocando-a com um travesseiro e após algum tempo, ele acaba falecendo também.
De acordo com os artigos estudados no Estatuto do Idoso, pode notar-se que ambos, Anne e George, gozavam de uma vida boa. Eram pessoas que, aparentemente, não tinham nenhum de seus direitos violados. A partir do momento em que Anne adoece, mesmo o marido sendo idoso, isso não o impossibilita de cuidar da esposa, embora não seja um trabalho fácil, não se pode considerar seu esforço em cuidar da esposa como um abuso.
A cena em que a enfermeira trata a idosa de maneira inapropriada viola o Art. 4º do Estatuto do Idoso em que diz que ‘’nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de (...) violência, crueldade (...)’’. Ao pentear Anne de maneira agressiva, força-la a se olhar no espelho, como se debochasse da senhora. No dar banho, onde a enfermeira não demonstra se importar com o incômodo da idosa durante o enxague. Essas situações demonstram alguns exemplos de maus tratos que podem ocorrer com alguns idosos em situações de incapacidade, vulnerabilidade e dependência de outros para seu cuidado próprio.
A filha do casal não muito faz pelos pais além de criticar a atitude do pai em querer tomar conta da esposa, achando melhor que a mãe fique em um hospital, ou local onde haverá profissionais que cuidarão dela 24 horas por dia, mesmo essa não sendo a vontade da mãe.
Não significa que a filha foi negligente ao deixar o pai, mesmo sendo idoso, tomando conta da mãe, pois George tinha vontade e se demonstrava capaz de cuidar da esposa.
...