TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Etapas Psicodiagnóstico

Por:   •  14/9/2021  •  Resenha  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 5

Processo diagnóstico e suas etapas

Bianca Lago Serafini

Processo diagnóstico

  O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica que tem um tempo limitado e utiliza técnicas psicológicas, como por exemplo, entrevistas, observações, testes, brincadeiras, etc (ALMEIDA, 2013).

  O objetivo do psicodiagnóstico é conhecer e entender qual é a queixa que trouxe o cliente ao atendimento e assim poder criar uma hipótese diagnóstica e os objetivos do processo de avaliação (CUNHA).

  Além da participação do cliente é importante que os familiares e pessoas responsáveis por ele também participem das sessões (ROCHA, 2016).

   

Primeira entrevista

  A primeira entrevista feita em um psicodiagnóstico infantil não é necessária a presença da criança, mas sim das pessoas responsáveis pelos cuidados da mesma (ROCHA, 2016).

  Quando se trata de um psicodiagnóstico infantil não basta criar uma relação apenas com a criança, mas também temos que ter uma boa relação com os responsáveis dela, pois eles vão estar presentes em boa parte dos atendimentos.

  Os objetivos da primeira entrevista é investigar o que a motivou buscar o atendimento, observar roupas, expressões faciais, verbalização, gestos, para constatar se o que a pessoa esta trazendo tem uma coerência, consolidar um bom repport, e ver qual é a possibilidade desses pais em terem um insight (ALMEIDA, 2013).        

  Outro ponto significativo da primeira entrevista é o contrato terapêutico, deixar claro qual é o papel de cada um nesse processo, lembrar-se da responsabilidade de estar presente nas consultas conforme os dias e horários combinados, e esclarecer a duração das sessões e quantas sessões serão necessárias (ALMEIDA, 2013).

Anamnese

  A anamnese no atendimento infantil é feita com os responsáveis pela criança também, e tem o objetivo de coletar informações em que as crianças não tem conhecimento ou idade para explicar com clareza (MENDES, 2019).

  A anamnese contem questões sobre todo processo gestacional da mãe desde a descoberta da gravidez, se ela foi planejada ou não até o nascimento do bebe, sobre histórico de saúde da família desde saúde mental ou física, sobre todo desenvolvimento infantil como com que idade sentou, engatinhou, andou, falou, sobre alimentação, sobre o sono, sobre como a criança interage com as pessoas em sua volta, como família, amigos, colegas e professores se ela já vai pra escola (ALMEIDA, 2013).

  Outras questões sobre a queixa que os trouxe na consulta, quando essa queixa surgiu, se ela evoluiu se existem outras queixas, como os responsáveis e as pessoas que convivem com a criança lidam com essas queixas.

  A anamnese é o que vai nortear o trabalho do profissional durante todo processo (LOPES, 2019).  

  Nessa entrevista nós examinamos cada função metal do paciente meticulosamente, seus sentimentos, seu biotipo, aparência, consciência, atenção, orientação, memória, humor, afeto, pensamento, juízo de realidade, sensopercepção, linguagem, psicomotricidade, vontade, inteligência, insight. É bom recordar que nesse momento além de termos conhecimento teórico também precisamos ter empatia e sensibilidade (EXAME, 2021).

Hora do Jogo

A hora do jogo e quando começamos a observar e avaliar a criança através do brincar.

  Diferente dos adultos a forma das crianças expressarem seus sentimentos, conflitos e fantasias são a partir da brincadeira, e isso facilita muito a comunicação com a criança (C., C., 2014).

  É importante interferir o menos possível, então brevemente damos as instruções, deixando-a escolher com o que deseja brincar (BRUNA, 2015).

  No brincar temos que observar como a criança se aproxima dos brinquedos, o que ela escolhe para brincar, repetições de movimentos, a motricidade, verbalização, a personificação e a criatividade (ALMEIDA, 2013).

Entrevista de devolução

  A entrevista de devolução tem o objetivo de informarmos aos responsáveis e ao paciente o que foi analisado sobre a criança que estava em avaliação, e aconselha-los sobre quais são as atitudes que são recomendadas a serem tomadas depois das considerações que foram feitas após a avaliação (MONTEIRO, 2010).

  Para fazermos uma boa entrevista de devolução devemos ter um bom estudo de todo material coletado, ter clareza sobre como foi realizado os processos de avaliação, e um bom planejamento (MONTEIRO, 2010).

  Devemos começar pelos pontos de vistas mais adaptativos e depois pelos menos adaptativos, sempre com uma linguagem compreensiva, deixando de lado linguajar mais cientifico (Entrevista, 2020).

  Quando o cliente for criança deve ser feita uma entrevista primeiramente com os responsáveis pela criança, e depois uma entrevista com a criança, para que ela não se sinta excluída alias ela é a principal interessada nas informações, pois depois de recebê-las ela consegue ter um olhar mais criterioso sobre si mesmo e tudo ao seu redor (Entrevista, 2020).

Laudo psicológico

  O laudo vai apresentar procedimentos e conclusão de tudo que foi analisado durante o processo psicodiagnóstico, através dos instrumentos técnicos escolhidos pelo profissional. Nesse documento tem encaminhamento, diagnóstico, orientações e sugestões sobre a continuação do processo terapêutico, e apenas informações necessárias referentes à demanda (NASCIMENTO, 2016).

  Os itens que devem ser obrigatórios no laudo é a identificação do individuo, a explicação da demanda, quais foram os procedimentos e técnicas adotados pelo profissional, analise dos resultados dos procedimentos e técnicas, e qual foram às conclusões que o profissional teve sobre todo o processo psicodiagnóstico (NASCIMENTO, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com